Lisboa, 01 jun 2011 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) subscreve hoje, em Lisboa, a Carta de Compromisso com vista à criação do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens.
Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA pela instituição presidida pelo padre Lino Maia, o objetivo prioritário da nova plataforma é “contribuir para a defesa e promoção de direitos sociais, culturais, económicos e civis das crianças e dos jovens, indispensáveis ao seu desenvolvimento integral”.
A CNIS junta-se a cerca de duas dezenas de organizações que vão assinar o protocolo a 1 de junho, Dia Mundial da Criança, numa sessão marcada para o Parque Expo (Rossio dos Olivais).
O Fórum, que pretende ser “um espaço de diálogo, intercâmbio de ideias, saberes e pontos de vista”, vai elaborar “propostas de políticas, medidas e ações potenciadoras da defesa e promoção dos direitos das crianças e jovens e da prevenção das situações de desproteção e perigo”, assinala o comunicado da CNIS.
A nova parceria, aberta à entrada de novas instituições ou pessoas individuais, visa também consciencializar a população “de que a concretização de uma ‘nova cultura’ da criança e da infância (…) é um objetivo e responsabilidade de todos”.
A plataforma é composta pela Unicef, Instituto de Apoio à Criança, Assistência Médica Internacional, Amnistia Internacional, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Comissão Nacional de Protecão de Crianças e Jovens em Risco, Cruz Vermelha, Pro Dignitate, Fundação do Gil, Instituto Português da Juventude, Câmara Municipal de Lisboa e Oikos, entre outros organismos.
RM