Lisboa, 25 mai 2022 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) promove hoje a conferência ‘a arquitetura e o artesanato da paz’, que encerra o ciclo das ‘Conferências de Maio’ 2022, às 18h00, no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o CRC informa que a última conferência das ‘Conferências de Maio’ deste ano tem como oradores Luís Castro Mendes, diplomata e poeta, foi ministro da Cultura, Luís Moita, catedrático de Teorias das Relações Internacionais, e Mónica Dias, professora associada do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.
‘Construir uma paz duradoura – é possível!’ é o tema das ‘Conferências de Maio’ e o CRC explicou que as quatro sessões foram pensadas a partir da mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial da Paz 2022 (diálogo entre gerações, educação e trabalho) e a partir da ‘Fratelli Tutt’» (artesanato e arquitetura da paz).
Nas sessões anteriores, Alexandre Abrantes Neves, Leonor Almeida e Luís Xavier refletiram sobre o ‘Diálogo entre gerações para projetos compartilhados e sustentáveis’, Israel Paródia, Manuel Carvalho da Silva e o padre Peter Stilwell centraram-se no ‘trabalho digno, justiça, solidariedade e humanismo’, e o tema da ‘Educação como fator de liberdade, responsabilidade e desenvolvimento’ foi analisado por Helena Topa Valentim, João Costa e Teresa Vasconcelos.
O Centro de Reflexão Cristã é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.
LFS