Covilhã: Inaugurado Museu de Arte Sacra da cidade

Covilhã, Guarda, 20 out 2011 (Ecclesia) – O Museu de Arte Sacra da Covilhã, da responsabilidade da Câmara Municipal local, foi hoje inaugurado na Casa Maria José Alçada, um edifício de 1921 projetado por Raúl Lino.

A iniciativa tem a colaboração do bispo da Diocese, D. Manuel da Rocha Felício, e dos párocos das igrejas do concelho.

O património museológico está repartido por dois edifícios, numa área de exposição de 850 metros quadrados, cujo percurso tem como referência os 7 sacramentos da Igreja Católica (batismo, confirmação, matrimónio, ordem, penitência, eucaristia e unção dos enfermos).

Segundo comunicado enviado à Agencia ECCLESIA, “o espólio conta com mais de 600 peças destacando-se as coleções de pintura, escultura, ourivesaria, paramentaria e figuras de roca”.

O acervo atual, que abrange um período que vai do século XII ao século XX, é composto por imagens sacras, retábulos, relicários, altares, crucifixos, livros e documentos raros, ourivesaria, mobiliário, telas, objetos religiosos e paramentos litúrgicos.

O Museu de Arte Sacra da Covilhã tem como principais referências algumas peças de grandes dimensões, com destaque para uma escultura de Cristo crucificado, do século XVIII, em madeira policromada, com 2,20×1,85 metros.

Do novo espaço faz também parte uma sala de exposições temporárias, um jardim interior e uma loja de venda ao público, para além de “uma capela que recria o ambiente religioso comum a este tipo de estruturas”.

“Uma oliveira, plantada simbolicamente à entrada do espaço, assinala o início do percurso do Museu de Arte Sacra da Covilhã”, refere a nota de imprensa enviada pela diocesa da Guarda.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR