Jornal pede aos leitores vídeos e fotos que mostrem como vivem a «fé em Jesus»
Porto, 16 mar 2020 (Porto) – O Jornal ‘Voz Portucalense’, da Diocese do Porto, lançou uma iniciativa de recolha de testemunhos de famílias que rezem em casa, durante as medidas de isolamento devido à propagação do Covid-19 com a hashtag #eurezoemcasa.
“O novo coronavírus definiu em poucos meses uma realidade bem evidente: só em casa combateremos o vírus; Resistir em casa é a missão que nos foi lançada e que vamos cumprir. Porque este é seguramente um sinal de Deus. E uma oportunidade”, escreve o diretor-adjunto de ‘Voz Portucalense’.
“A oportunidade de mostrarmos que Cristo vive em nós e na nossa casa”, explica Rui Saraiva, observando que a oferta celebrativa da Missa na televisão, rádio e internet “ganha uma especial importância para todos os fiéis” depois de ter sido suspensa a celebração comunitária pela Conferência Episcopal Portuguesa.
https://www.facebook.com/vozportucalense/videos/515181002747527/
Neste contexto, o jornal da Diocese do Porto desafia os leitores a partilharem vídeos e fotos dos “momentos de oração em família” – uma prece, um cântico, um silêncio, um desenho, entre outros – quando fizeram “Jesus presente no lar, na família”, que o ‘Voz Portucalense’ vai divulgar com o hashtag (marcador) #eurezoemcasa.
Na última sexta-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração comunitária das Missas, até “ser superada atual situação de emergência” originada pelo coronavírus Covid-19.
CB/OC
Peço aos sacerdotes que celebrem diariamente, a sós e com as portas das igrejas/capelas fechadas. Para além de possíveis intenções já assumidas, ofereçam a Eucaristia também para que Deus nos livre de todos os males do corpo e da alma.
— Manuel Linda (@BispodoPorto) March 16, 2020