Lisboa, 22 Abr 2020 (ECCLESIA) – Nas últimas semanas, o Serviço de Atenção à Família do SolSal (Solidariedade Salesiana de Lisboa) recebeu um aumento de pedidos de ajuda devido ao impacto económico e social da pandemia do Covid-19.
A equipa técnica do Serviço SolSal tem “reforçado o apoio alimentar” das famílias, com “regras de preparação e cuidados de higiene redobrados, através da distribuição de refeições e dos cabazes do Banco Alimentar e de outros donativos”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
A cantina dos Salesianos de Lisboa passou a confecionar “mais 50 refeições diárias”, adicionais ao que já era doado anteriormente, “a que se juntam as refeições oferecidas” por outras instituições e superfícies comerciais, refere.
Para além dos apoios com bens alimentares e outros géneros, o acompanhamento das crianças, jovens e famílias continua, tendo a equipa do SolSal de Lisboa “reorganizado os vários programas para o contacto à distância, com sessões virtuais e contactos diários”.
Os riscos que esta nova realidade de isolamento social acarretam, quer ao nível da saúde mental quer ao nível das relações interpessoais, “são conhecidos” por isso “agravam-se e emergem situações de depressividade, de violência e de ansiedade que necessitam de um acompanhamento cuidado e atento”, afirma a equipa técnica de Lisboa.
“Cerca de 20 crianças, jovens e adultos continuam a receber acompanhamento psicológico à distância, e aproximadamente 100 pais e encarregados de educação recebem contactos diários”, sublinha a nota.
Na primeira semana, o número de famílias apoiadas pelo SolSal subiu “na ordem dos 20%, encaminhadas pelos diferentes parceiros sociais” e “são agora 110 as famílias que recebem apoio e que representam um total de 388 pessoas”.
O Serviço de Atenção à Família da Fundação Salesianos existe desde 2008 dando apoio a crianças, adolescentes e jovens, em situação de especial vulnerabilidade, bem como às suas famílias.
Todos os meses este projeto, para além de apoio alimentar, disponibiliza “importantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e vocacional, para que estes jovens e suas famílias se possam desenvolver num ambiente mais favorável”.
O Serviço de Atenção à Família está presente no Estoril, Évora, Funchal e Lisboa.
LFS