Ciclo «O desafio da (i)Humanidade de grupo» aborda documento lançando no arranque de 2021
Lisboa, 09 mar 2021 (Ecclesia) – Responsáveis de quatro dioceses portuguesas vão debater esta quarta-feira o documento ‘Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), projetando o pós-Covid-19.
O quarto encontro do ciclo “O desafio da (i)Humanidade de grupo” tem início às 18h00, contando com a reflexão da médica Sílvia Monteiro, que integra a Equipa de Comunicação da Diocese de Coimbra; do padre Diamantino Alvaíde Duarte, coordenador da Pastoral da Diocese de Lamego; do padre Patrício Oliveira, pároco da Marinha Grande, Diocese de Leiria-Fátim;a e do padre Jorge Castela, coordenador da Pastoral da Diocese da Guarda.
A CEP publicou os documentos “Recomeçar e reconstruir” e “Desafios pastorais da pandemia à Igreja em Portugal”, após as suas duas últimas assembleias plenárias, o primeiro com análise e respostas sociais e o segundo referindo desafios pastorais que surgiram por causa da impossibilidade do culto público.
Os debates em torno dos documentos da CEP tiveram início a 17 de fevereiro, com a participação de Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, e D. Armando Esteves, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
A próxima sessão do ciclo “O desafio da (i)humanidade de grupo”, está prevista para o dia 17 de março, e o debate vai ser em torno também do segundo documento da CEP, sobre a vivência da fé em tempo de pandemia.
No dia 24 de março, na última sessão, é proposta uma síntese de todas as anteriores.
LFS/OC
As sessões decorrem na plataforma zoom (ID da reunião 874 6413 7929).
Ligação: https://us02web.zoom.us/j/87464137929?pwd=b2NlTHVoKzJEV3VEbGZ1YVhoSUswQT09 ID da reunião: 874 6413 7929 Senha de acesso: Ecclesia |