Covid-19: Religiosa alerta para «crise terrível» na Índia onde há anúncios para adotar crianças órfãs (c/vídeo)

Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre lança apelo aos seus benfeitores e amigos em Portugal

Lisboa, 26 mai 2021 (Ecclesia) – A irmã Christin Joseph, do Convento de Santa Cruz, em Calcutá, alertou para uma “crise terrível” na Índia, por causa da pandemia, com mortes diárias e anúncios de adoção de crianças órfãs.

“Os anúncios nas redes sociais sobre a adoção de crianças órfãs devido a pandemia são de partir o coração. É uma situação muito, muito triste”, explicou, numa mensagem à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo secretariado português da AIS, a irmã Christin Joseph refere que estão a “enfrentar uma crise terrível”, com a segunda vaga da pandemia de Covid-19.

“É algo que nunca vi nem experimentei na minha vida”, acrescenta a religiosa, que denuncia o “colapso de todo o sistema, especialmente o sistema nacional de saúde”.

Segundo a irmã Christin Joseph, todos os dias “chegam notícias da morte” de sacerdotes, de irmãs, leigos, colaboradores, amigos e animadores de pequenas comunidades” e o “sentimento de pânico” entre as pessoas na Índia “é muito palpável”.

A religiosa adianta que a Igreja Católica está a tentar ajudar as situações mais difíceis, unindo esforços, lançando campanhas de ajuda, por exemplo, a nível alimentar e na organização de “serviços de ambulâncias” para transportarem os doentes para os centros Covid-19.

“As dioceses e congregações religiosas estão a unir-se como grupo de trabalho para estar ao lado das pessoas, ajudando as instituições com recursos e cuidados médicos para os pacientes Covid. Estamos a preparar também um serviço de aconselhamento online, grátis, 24 horas por dia, para ensinar a lidar com o pânico” desenvolve.

A religiosa assinala que, neste momento, “qualquer coisa que se faça é pouco” e não se chega a nenhum lado porque “as necessidades, a dor e o sofrimento são muito grandes”.

“O Senhor é o único que nos pode ajudar. Meus queridos amigos da AIS, quero pedir humildemente as vossas orações, para que Deus nos ajude a encontrar o caminho e a força para proteger-nos e para proteger a nossa gente que está a sofrer esta pandemia”, acrescenta a irmã Christin Joseph.

A Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre lançou um apelo de sensibilização aos seus benfeitores e amigos em Portugal para a “urgência da ajuda à Igreja na Índia”, no contexto da crise provocada pela pandemia.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top