Covid-19: Paróquias do centro de Lisboa divulgam num único sítio da internet o que a «Igreja tem e como pode ajudar»

100 famílias ajudadas na Igreja de Santo António, 90 kits de refeição distribuídos na Igreja de São Nicolau, 120 jantares na Conceição Velha e 430 ajudas a sem-abrigo

Lisboa, 24 abr 2020 (Ecclesia) – As paróquias do centro de Lisboa reuniram na plataforma caridadenocentrodelisboa.pt os serviços de apoio social existentes na Vigararia I e abriram uma linha de apoio espiritual para ajudar as “pessoas se sentem mais sós e precisam de conversar”.

A reunião dos projetos sociais das paróquias do centro da cidade, agrupados em torno dos setores da educação, envelhecimento, proeza e saúde, tem o objetivo de informar sobre “o que a Igreja tem” e “como pode ajudar.

“Já tínhamos começado a delinear isto pela semana da caridade e agora percebemos que este seria o tempo útil para dizer o que temos nesta vigararia, o que a Igreja tem e como pode ajudar”, explica à Agência ECCLESIA o padre Edgar Clara.

O pároco do Castelo, Santiago, Socorro e São Cristóvão adianta ainda que na plataforma “Caridade no Centro de Lisboa” são indicados os centros sociais, hospitais, capelanias, como a parte mais social e de apoio à população em que, muitas vezes, “se tem a ideia que existe mas não se sabe bem o que é”.

O site congrega toda a informação, num esforço entre técnicos das instituições e o sacerdote, de “levantamento das instituições” mas também de outras coisas que foram “aparecendo já no contexto da pandemia, como o caso da distribuição de refeições aos sem abrigo, na Igreja da Conceição Velha, ou os kits de refeição ao almoço na Igreja de São Nicolau”. 

De acordo como comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA, a igreja de Santo António distribuiu esta semana apoio a cem famílias; cinco voluntários entregaram, em cada noite, refeições quentes a 120 pessoas em situação de sem-abrigo na igreja da Conceição Velha; foram distribuídos 90 kits de refeição ao almoço na igreja de São Nicolau, de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h; e são apoiados diariamente mais de 430 pessoas que dormem nas ruas da baixa.

“O trabalho maior que não passa despercebido em toda a cidade e com maior empenho no centro da cidade é o da Comunidade Vida e Paz. Esta organização católica do Patriarcado de Lisboa dá apoio, neste momento, a mais de 430 pessoas”, refere o comunicado.

Quanto ao apoio espiritual a plataforma informa da abertura de uma linha de apoio onde o “sacerdote é quem está do outro lado do telefone”.

“O apoio espiritual estamos a começar, temos uma religiosa que todos os dias telefona para os idosos que temos contacto e estão sinalizados, para saber dessas pessoas, mas esta linha é para as pessoas que, neste contexto de pandemia, precisam de falar, de conversar, saber informaçoes ou ter um conselho”, refere o pároco.

O padre Edgar Clara é quem, neste momento, está a atender esta linha de apoio através do número 927 549 975 e adiantou à ECCLESIA que “ainda não teve contactos”, estando agora a iniciar este serviço.

“Este site é seguramente para continuar como num serviço posterior à pandemia, como também acho que as transmissões online o serão, porque as pessoas não poderão logo vir todas às celebrações e o telemóvel será mais um fiel nas Igrejas”, concluiu o padre Edgar Clara.

SN

Partilhar:
Scroll to Top