COVID-19: Governo Regional da Madeira aprova medidas para celebrações de casamentos e batizados

Normas incluem também os convívios e festas pós celebrações

Foto DR

Funchal, Madeira, 23 Jun 2020 (ECCLESIA) – O Governo Regional da Madeira publicou, esta segunda-feira, uma resolução onde aprova as medidas a adotar nas celebrações religiosas que “têm lugar em locais de culto” e define regras para casamentos, batizados, primeiras comunhões e crismas.

Estas medidas, divulgadas na resolução n.º 479/2020 do Governo Regional, foram tomadas “na sequência dos resultados favoráveis apresentados pela Região Autónoma da Madeira, na contenção, mitigação e tratamento da infeção epidemiológica causada pela COVID-19” e das quais constam, por exemplo, a obrigatoriedade de desinfeção das mãos antes de entrar nos locais de culto e o uso das máscaras nos mesmos, com exceção dos noivos, no caso dos casamentos.

Estes serão as “únicas pessoas a quem o uso da máscara na entrada e permanência na igreja não é obrigatório”, lê-se.

Durante a recolha de registos de imagem e fotografia, para que não haja impactos futuros nas memórias do registo do evento, as máscaras também podem ser retiradas.

Aquando das cerimónias de batizados, primeiras comunhões, profissões de fé, crismas e outros, deve verificar-se a aplicabilidade das mesmas orientações descritas anteriormente.

As regras divulgadas não se restringem apenas às celebrações na igreja porque os convívios e as festas também têm de obedecer a um conjunto de novas normas.

A sala onde se vão realizar “deverá ser preparada e fechada até a chegada dos convidados, evitando-se a circulação de pessoas estranhas ao serviço”.

O protocolo de mesas, um dos esquemas utilizados para que cada convidado saiba qual a mesa onde se sentar deverá ser abolido, dado que o mesmo pode criar situações de aglomerados e /ou tornar-se num foco de contágio.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top