Instituição católica lançou três iniciativas de apoio para combater a pandemia
Lisboa, 19 Jun 2020 (ECCLESIA) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) lançou três iniciativas de apoio à Igreja na Ucrânia, em consequência da pandemia do coronavírus, que se destinam a apoiar padres, religiosos e seminaristas no combate ao COVID-19.
Os projetos, financiados a nível internacional pela instituição, destinam-se “a milhares de padres, mas também religiosos e até seminaristas e inclui uma diocese que atravessa tempos difíceis e que desenvolve um trabalho notável de apoio social e de prestação de cuidados de saúde às populações mais necessitadas”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Dois dos projetos consistem no fornecimento de equipamento de proteção individual por causa do contágio do coronavírus a membros da Igreja, uma iniciativa que vai beneficiar mais de 2.700 sacerdotes e cerca de mil membros de congregações religiosas greco-católicos, assim como 738 padres e 92 seminaristas de rito latino, lê-se.
Com esta iniciativa, a Fundação AIS procura auxiliar a Igreja ucraniana no seu trabalho junto das populações mais carenciadas e que estão mais expostas aos riscos decorrentes do coronavírus.
Além do fornecimento do equipamento de proteção individual, a Fundação AIS aprovou também uma ajuda direta a favor de 150 religiosos de 24 comunidades diferentes pertencentes à Diocese de Kamyanets Podilskij, onde a Igreja desenvolve “um trabalho notável em paróquias, orfanatos e hospitais, junto das populações com menos recursos”. O valor total dos três projetos é de cerca de 160 mil euros.
LFS