Covid-19: Escola Salesiana do Estoril abre linha de apoio psicológico

Cinco psicólogos, à distância de um telefonema, respondem às muitas questões em tempo de crise

DR: Salesianos do Estoril

Lisboa, 27 mar 2020 (Ecclesia) – Os Salesianos do Estoril, através do Departamento Psicopedagógico, abriram a linha de apoio “Mente saudável e bem-estar psicológico Covid-19”, para, neste tempo de crise, ajudarem de “forma preventiva” toda a comunidade escolar.

“Temos um acompanhento próximo com a comunidade e achámos que seria importante dar continuidade a esse acompamento, num tempo de crise que aumenta ansiedade e os medos no isolamento”, explica à Agência ECCLESIA, Susana Cunha, coordenadora.

A linha de apoio “Mente saudável e bem-estar psicológico”, foi lançada na passada quarta-feira, e já respondeu, “em vários telefonemas” a diferentes preocupações da comunidade educativa, através do número 917 995 097.

“As grandes preocupações que nos chegam, maioritariamente através de mães, é a forma como explicar às crianças esta situação, como conseguir dar resposta ajustada nas várias faixas etárias, outros pais têm duvidas com as perturbações associadas ao sono e têm de ser criadas estratégias de auto-regulação e controlo de ansiedade”, revela a psicóloga.

Outra preocupação partilhada é a “organização de gestão familiar e profissional” e depois a “gestão de stress nas famílias” em tempos de isolamento que trazem novas exigências.

A coordenadora do Departamento Psicopedagógico da Escola Salesiana do Estoril adiantou ainda que os “cinco psicólogos que estão do outro lado da linha” têm um protocolo de atendimento específico, identificam quem está do outro lado, e avaliam a situação, “respondendo apenas a questões associadas à pandemia, sejam fatores emocionais ou de bem-estar psicológico”.

Susana Cunha adiantou ainda que truques como “as rotinas do sono, uma calma explicação do tema da pandemia, o cuidado com a alimentação e a prática de atividade física” podem ajudar nesta fase de isolamento social que as famílias estão a viver.

“O que pretendemos com esta linha é encontrar, de forma preventiva, uma possibilidade de reduzir ansiedades, medos e stress e que não exista depois um boom de solicitações quando voltarmos à escola e não sejam necessário outros acompanhamentos clínicos”, refere.

Também os alunos do ensino secundário recorrem a esta linha pela preocupação natural de um ano decisivo nas suas vidas e “é necessário ajuda na gestão de toda esta ansiedade”.

Segundo a psicóloga a “pausa letiva vai ser importante para permitir às famílias e escolas fazer um plano mais ajustado ao estudo”.

A linha de apoio “Mente saudável e bem-estar psicológico Covid-19” funciona todos os dias entre as 10h e as 18 horas.

SN

 

Partilhar:
Scroll to Top