Covid-19: «É em crises como esta que precisamos, ainda mais, do apoio maternal de Maria» – Bispo de Viana do Castelo

D. Anacleto Oliveira dedicou mensagem à «vivência do mês mariano» de maio

(imagem de arquivo)

Viana do Castelo, 29 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirmou que em crises como a atual pandemia de Covid-19  os católicos precisam “ainda mais, do apoio maternal de Maria”.

“Rezemos a sós ou em família. E, se nos ajudar, diante de uma imagem sua, talvez iluminada pelo brilho, não só de uma vela ou lâmpada, mas daquela fé, esperança e caridade que rompam com a escuridão que atravessamos”, escreve D. Anacleto Oliveira, numa mensagem para a vivência do Mês Mariano.

No documento enviado à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo, o  bispo pede aos cristãos que rezem “por todos, mas em especial pelos que mais precisam de ser acolhidos por Deus”.

D. Anacleto Oliveira assinala que o atual ano pastoral 2019-2020 “tem um especial significado” para a diocese do alto-minho que está a celebrar o terceiro e último ano jubilar dos 40 anos da sua criação que é dedicado ao “acolhimento, sob a proteção da padroeira, Santa Maria Maior”.

O bispo de Viana do Castelo explica que a pandemia do coronavírus Covid-19, “de todo imprevisível”, impede a diocese de realizar muitas celebrações que estavam programadas, “a maioria a partir desta altura do ano”, “com a desejada solenidade e participação”.

“Vamos, por isso, baixar os braços? Pelo contrário: É em crises como esta que precisamos, ainda mais, do apoio maternal de Maria”, realça.

Primeiro, para interceder junto do Senhor, para que dela nos libertemos, ajudando-nos, nomeadamente, a vencer as dificuldades e a recuperar dos estragos que está a causar; e, depois, para nos fortalecer naquilo de que, talvez, mais estejamos a precisar – acolher”.

Neste contexto, D. Anacleto Oliveira assinala que com “a oferta da energia e das graças” de Deus vão, “a partir das limitações”, fortalecer “a fé, a esperança e o amor” para acolher os outros “privilegiando os mais necessitados, pela idade, saúde precária, situação social ou outras, e dos mais responsáveis e envolvidos no combate à pandemia”.

O bispo diocesano convida a “rezar por todos” na mensagem – ‘aos cristãos de Viana do Castelo para a vivência do mês Mariano’ – foi escrita no primeiro dia da Semana de Oração pelas Vocações para a Vida Consagrada 2020 (26 de abril), que a Igreja Católica está a celebrar até 3 de maio.

“Neste primeiro Domingo, sobretudo as mães que se consagram particularmente aos seus filhos; e os chamados a consagrarem-se a todos, no sacerdócio ministerial ou na vida religiosa”, escreveu D. Anacleto Oliveira.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top