Coimbra, 10 mar 2021 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra está a desenvolver um trabalho de “proximidade e acompanhamento” ao estudo com a comunidade cigana, através do seu Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem na Leirosa, Figueira da Foz.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica explica que, ao longo deste novo confinamento, apoia “alunos de vários graus de ensino, com ou sem acesso virtual às plataformas a que precisam de aceder”.
A nota adianta que os estudantes recorrem ao Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem na Leirosa à procura de “apoio e estratégias de aprendizagem”, para acompanhar as matérias que são lecionadas.
Neste contexto, a Cáritas de Coimbra promove momentos de aprendizagem, diminui a desigualdade ou as “dificuldades”, e o trabalho está a ser realizado “em estreita articulação” com os professores de cada disciplina e com os diretores de turma.
O comunicado informa também que diariamente estão disponíveis técnicos para apoiar estas crianças e jovens, divididos por anos de escolaridade e segundo o horário de autoestudo ou aulas síncronas.
Este processo foi iniciado no primeiro confinamento, quando estava em desenvolvimento a 7ª Geração do Programa Escolhas.
CB/OC