Cova da Iria: Santuário vai «DesCodificar Fátima» pela internet e em horário pós-laboral

Fátima, 08 jan 2025 (Ecclesia) – O Departamento de Estudos do Santuário de Fátima promove a iniciativa «DesCodificar Fátima», em ambiente digital, entre as 21h15 e as 22h15, hoje e nos dias 15, 22 e 29 de janeiro.

Nos quatro encontros previstos vão ser abordados dois temas por sessão que oferecem sínteses temáticas sobre o fenómeno de Fátima, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o ano do seu centenário, a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima merecerá destaque no tema inaugural, a 8 de janeiro, dia em que também decorrerá uma apresentação sobre a criação e desenvolvimento Fátima a partir de um fenómeno religioso.

Na segunda semana, a primeira parte da sessão tratará da Carta Pastoral de aprovação das visões-aparições de Fátima, através da qual o então bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva reconheceu as aparições de 1917 e na segunda parte do encontro, os santos representados no topo da colunata do Santuário de Fátima merecerão destaque.

As congregações e institutos religiosos inspirados em Fátima e a casa-museu da Irmã Lúcia inspirarão as sínteses apresentadas a 22 de janeiro e, no último dia, os desafios da conservação das imagens das Virgens Peregrinas de Fátima e o cântico do “Ave de Fátima”, de Afonso Lopes Vieira, encerrarão esta edição de 2025 do “desCodificar Fátima”.

A proposta destina-se a todos os interessados, particularmente a investigadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Sociais; a professores do ensino básico e secundário, das áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica; e a formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

Por se realizar em horário pós-laboral esta proposta formativa possibilita a participação de um público mais diversificado, pois permite ultrapassar as distâncias físicas e conciliar a participação no seminário com a atividade quotidiana, referiu, no final da edição passada, o coordenador do curso, Marco Daniel Duarte.

A inscrição no curso tem um custo de 20,00€ e será confirmada por ordem de chegada. No final do curso, será entregue um certificado aos participantes.

A equipa de formadores é composta sobretudo por elementos do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF): Marco Daniel Duarte, o diretor do DESF; Sónia Vazão; Ana Rita Santos, responsável pelo Serviço de Conservação e Restauro do Património e André Melícias, do Arquivo e da Biblioteca do Santuário de Fátima.

Este ano, integra também a equipa o padre João Paulo Quelhas, capelão do Santuário de Fátima.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top