Costa Nova: Locais onde a fé ganha expressão em tempo de férias

Reportagem integrada na rubrica «Capelas na Praia», às terças-feiras no Programa ECCLESIA da RTP2

Aveiro, 06 ago 2015 (Ecclesia) – Na Costa Nova, em plena diocese de Aveiro, há uma comunidade cristã que cresce e celebra ao ritmo das férias, e onde a Igreja Católica tem como desafio chegar aos veraneantes e pescadores para aí estabelecer relação e missão.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre Ângelo Silva convida a descobrir essa pequena língua de areia entre Ovar e Mira, que durante o período balnear se enche de vida.

Uma comunidade “pequena” mas “que cresce para o dobro, para o triplo, consoante a época do ano” e que representa um desafio pastoral à Igreja.

“Às vezes não temos propriamente resposta, temos pessoas de língua francesa, mais de língua inglesa, e não sabemos o que fazer, não estamos capacitados”, reconhece o sacerdote.

No entanto, é sempre especial ver como a frequência às celebrações se torna mais efetiva neste tempo de verão, que normalmente puxa as pessoas para outros ambientes.

“As pessoas que, estando de férias, participam na eucaristia são aquelas que descobriram que a eucaristia é mesmo a essência da sua vida, vêm mesmo para celebrar”, sublinha o padre Ângelo Silva.

A pequena localidade da Costa Nova do Prado é essencialmente um ponto piscatório, e começou a ganhar forma entre os séculos XII e XIV, com a vinda para a região das primeiras famílias de pescadores.

Segundo o pároco local, “os pescadores são de uma grande religiosidade, de uma religiosidade popular muito arraigada mas depois não é propriamente comprometida, é ocasional”.

Nesse sentido, todas as possibilidades são aproveitadas para a criação de “proximidade” e de uma relação que convide mais à prática da fé.

“É verdade que se não consigo encontrá-los na tasca, no mercado ou na rua, depois é difícil trazê-los para a igreja, mas quando há empatia, alguma coisa passará por aí”, complementa o sacerdote.

A Agência ECCLESIA está a apostar, neste tempo de verão, numa rubrica intitulada “Capelas na Praia”, todas as terças-feiras até dia 1 de setembro, a partir das 15h30.

Uma oportunidade para conhecer espaços físicos mas sobretudo humanos onde a fé encontra expressão, na época balnear.

No caso da Costa Nova, a igreja de Nossa Senhora da Saúde, com a sua torre sineira que recorda os faróis tão necessários a quem faz do mar o seu sustento, é esse espaço de construção de comunidade.

HM/JCP  

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR