Costa do Marfim: Bispos africanos e europeus aprofundam formas de cooperação

De 10 a 14 de Novembro, a cidade de Abidjan, na Costa do Marfim, acolhe o Seminário “Novas estratégias da Missão «ad gentes»: intercâmbio pessoal e formação. Vocações”.

Durante cinco dias, bispos africanos e europeus, com representantes de várias Congregações do Vaticano e de diversas agências parceiras, aprofundam formas de cooperação, reflectindo sobre os desafios que se colocam à obra missionária da Igreja, nos dias de hoje.

A organização do evento está a cargo do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECAM), em conjunto com o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Num olhar particularmente voltado para a realidade africana e europeia, os cerca de 40 participantes do Seminário vão ainda abordar matérias relacionadas com a vocação sacerdotal e religiosa; a formação de seminaristas e agentes pastorais; e o intercâmbio cultural e religioso que se verifica entre os dois continentes.   

De acordo com um comunicado oficial da CCEE, desde 2007 que os bispos europeus e africanos têm unido esforços, no sentido de “aprofundarem a sua responsabilidade comum para a evangelização e para a promoção do ser humano, no mundo em geral”.

Este Seminário é mais um passo num projecto conjunto que se vai prolongar até 2011 e a partir do qual têm sido abordadas outras temáticas, como “As Novas Formas de Escravatura”, no Gana, em 2007; ou “A Migração como a nova oportunidade para a Evangelização e Solidariedade”, na Inglaterra, em 2008.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top