Corpo de Deus: Procissão evoca «manto» divino que abraça todos – D. Nuno Almeida

Celebrações em Vila do Conde contaram com a presença do presidente da República Portuguesa

Vila do Conde, 15 jun 2017 (Ecclesia) – D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, presidiu hoje à celebração da solenidade do Corpo de Deus em Vila do Conde, onde disse que a procissão deste dia evoca o “manto” de Deus sobre a vida de todos.

“Jesus Cristo é Deus presente no nosso mundo todos os dias. E o pálio é o manto, o abraço, com que nos acarinha e envolve”, assinalou o prelado, na homilia da Missa a que presidiu na Paróquia de São João Baptista, com a presença do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

“De pálio (pallium) vêm os cuidados paliativos, que não são apenas os cuidados médicos que são prestados aos nossos doentes terminais; são sobretudo a expressão de um amor maior, de um manto maior, que nos envolve e nos salva em todas as situações”; acrescentou D. Nuno Almeida.

O responsável saudou os fiéis das várias comunidades do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim (Distrito do Porto, Arquidiocese de Braga), Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe do Estado-Maior da Armada, autoridades locais e representantes da sociedade civil.

“Não podemos nunca esquecer a relação indissociável entre a presença de Cristo na sua Palavra, no Sacramento e no irmão, de quem sempre nos queremos fazer próximos”, apelou.

O bispo auxiliar de Braga abordou o sentido da celebração do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor.

“O pálio de Deus é o manto de Deus, os braços carinhosos com que nos abraça e nos envolve, e nos pede para fazermos outro tanto, enchendo de graça e de esperança todos os nossos irmãos”, sustentou.

D. Nuno Almeida pediu que o dia não se resuma a uma “vivência religiosa cerebral e ritual”, apelando à participação na Missa dominical e à Confissão.

“Toda a nossa vida deve estar centrada na Eucaristia. É a partir deste sacramento que recebemos a força para viver o amor, de nos doarmos ao Pai e aos irmãos, como fez Cristo Jesus no seu mistério pascal”, acrescentou.

A intervenção deixou uma palavra particular aos jovens, recordando próximo Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro de 2018, pedindo que respondam ao inquérito online promovido pelo Vaticano sobre temas como religião, trabalho, família ou redes sociais.

D. Nuno Almeida agradeceu a todos os que prepararam os tradicionais tapetes de flores que decoram as ruas de Vila do Conde no dia do Corpo de Deus.

A “Procissão dos Tapetes de Flores”, que se realiza de quatro em quatro anos, está de regresso em 2017.

OC

Partilhar:
Scroll to Top