Exposição revela arte e património na Diocese de Leiria-Fátima
Leiria, 30 mai 2024 (Ecclesia) – O Museu de Leiria acolhe a exposição ‘Corpus: Ritualidade, Forma e Presença’, mostrando a arte e o património da diocese ligados ao culto eucarístico.
A exposição apresenta-se ao visitante em três momentos, “um dedicado à ritualidade, outro à forma do Corpo de Deus e por fim a presença real de Deus na humanidade” destaca o comissário científico da exposição, Marco Daniel Duarte.
A iniciativa nasce de uma parceria entre o município, através do seu museu e a Diocese de Leiria-Fátima, por intermédio do Departamento do Património Cultural.
A exposição reúne um espólio histórico e litúrgico ligado a uma das temáticas mais importantes na Igreja Católica, a presença real de Cristo na Eucaristia.
Grande parte das peças expostas estão ainda em uso litúrgico pelas comunidades, e o seu significado e utilização é explicado ao visitante que, movido pelo interesse cultural, pode estar menos familiarizado com a prática cristã.
O diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima destaca uma peça que surge logo no início da exposição e que apresenta a forma de celebrar a Eucaristia: a pintura que retrata uma Missa presidida por S. Gregório Magno e que “alude às dúvidas que em determinados momentos da história se colocam sobre a presença real de Cristo na Eucaristia”.
“Aqui, é o próprio Cristo ressuscitado que se manifesta nas espécies eucarísticas” refere Marco Daniel Duarte, sublinhando que é a partir desta representação que se vai desenvolver toda a exposição.
O núcleo ‘Ritualidade’ apresenta o mistério eucarístico, configurado em diversos adereços, artefactos e alfaias litúrgicas utilizados pelas comunidades na celebração da Eucaristia.
O segundo momento, ‘Forma’, remete para a configuração física que assume esta realidade que é “mistério” e “sacramento”.
O pão em forma de hóstia consagrada, mas também lhe dá esta configuração.
“O dia em que a Igreja mostra de forma ainda mais evidente este mistério, é como sabemos, o dia do Corpo de Deus, Corpus Christi”, salienta o comissário científico da exposição.
Este itinerário encerra-se com o núcleo ‘Presença’, que estabelece a ligação entre a celebração inicial ocorrida no cenáculo e a Eucaristia celebrada nas comunidades.
Elementos como o ambão, onde é proclamada a Palavra, a lavanda e gomil utilizadas no lava-pés ou a fração do pão estão em evidência neste espaço.
Nesta última sala do espaço de exposições temporárias do Museu de Leiria foi criada uma fresta que permite olhar a luz, que entra do exterior.
“Na verdade, a Missa não acaba dentro do templo, mas prolonga-se no agir dos cristãos no meio do mundo” conclui Marco Daniel Duarte, em entrevista que é emitida hoje no Programa ECCLESIA, pelas 15h00, na RTP2.
‘Corpus – Ritualidade, Forma e Presença’ pode ser visitada todos os dias no Museu de Leiria, entre as 09h30 e as 17h30, até ao próximo dia 31 de dezembro.
HM/OC
Corpo de Deus: Papa convida a celebrar «mistério de amor» da Eucaristia