Lisboa, 09 jun 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve celebrou a solenidade do Corpo de Deus incentivando os cristãos a darem a vida “uns pelos outros”, para serem no quotidiano “verdadeiramente” sinais de Cristo que se entrega em cada eucaristia.
O jornal “Folha do Domingo” adianta que no final da procissão deste sábado, pelas ruas de Faro, D. Manuel Quintas frisou a urgência das comunidades darem sentido, no seu dia-a-dia, àquilo que “celebram” em cada eucaristia.
Não só através da prática da caridade, da solidariedade para com quem mais precisa ou da boa vizinhança, mas também do empenho na evangelização.
“Receber Jesus na eucaristia é também acolher esse grande desafio de comunicá-l’O aos outros. Uma Igreja, uma comunidade, um cristão que vive, verdadeiramente, a eucaristia tem que ser necessariamente uma Igreja, uma comunidade, um cristão missionário”, salientou o prelado.
D. Manuel Quintas lembrou ainda que o “Corpo de Deus” recorda o sacrifício de Jesus que quis e continua hoje a querer “matar todas as sedes e saciar todas as fomes”.
E aqui não estão em causa apenas necessidades de “água” ou de “pão”, apontou o bispo algarvio, trata-se de ir ao encontro de todos quantos têm necessidade “de amor, de perdão, de reconciliação, de paz, de alegria, de felicidade, de uma vida realizada, harmoniosa e feliz”.
A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, vulgarmente conhecida por Corpo de Deus, celebra-se, normalmente, 60 dias depois da Páscoa, na quinta-feira a seguir ao primeiro domingo depois do Pentecostes.
A celebração que se assinalava na quinta-feira depois depois do Domingo da Santíssima Trindade, como Dia Santo do Senhor, passou para a ser celebrada no domingo seguinte, este ano a 7 de junho, depois de estabelecido entre o Governo português e a Santa Sé que o feriado em dia de semana seria suprimido temporariamente, por cinco anos, ou seja até 2017.
FD/JCP