Solenidade celebra-se este ano pela primeira vez a um domingo e não num dia feriado em Portugal
Santarém, 01 jun 2013 (Ecclesia) – O bispo de Santarém desafia as comunidades católicas a fazerem da solenidade do Corpo de Deus, marcada para este domingo, “uma grande festa da família diocesana”.
“É na união com Cristo, presente na eucaristia, que encontramos o mistério admirável da nossa fé e a fonte de uma Igreja viva”, escreveu D. Manuel Pelino, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
De acordo com o prelado, a celebração, com início previsto para as 14h30 na Sé local, “vem culminar as jornadas vicariais que nas últimas semanas se realizaram com grande entusiasmo nos vários centros da diocese”.
“Com a participação de muitas crianças, jovens e adultos”, aquelas atividades “mostraram uma Igreja viva, jovem e dinâmica”, incentivaram as populações a reforçarem a sua relação com Deus e ajudaram as famílias a guardarem a fé “com um tesouro”.
O Corpo de Deus celebra-se este ano pela primeira vez a um domingo e não num dia feriado em Portugal
A suspensão de dois feriados católicos (Corpo de Deus e Todos os Santos) foi acordada em 2012 após um “entendimento excecional” entre a Santa Sé e o Governo português, válido por cinco anos.
Na Diocese de Santarém, a celebração vai incluir uma procissão eucarística, marcada para as 18h00.
“Louvemos o Senhor por tão grande dom do seu amor e traduzamos na vida o que celebramos na fé”, apela D. Manuel Pelino.
JCP