Coro da Catedral de Aveiro dá o seu primeiro concerto

Após a Assembleia-Constituinte, no sábado passado, o Coro da Catedral de Aveiro dá o primeiro concerto, na próxima sexta-feira

No passado sábado teve lugar a Assembleia-Constituinte que aprovou os Estatutos da associação "Coro da Catedral de Aveiro", aguardando-se agora a aprovação oficial pelo Bispo de Aveiro.

No capítulo das finalidades, os Estatutos dizem o seguinte: "1.- São fins da Associação a) Promover a prática e a divulgação da Música Sacra – coral e coral-sinfónica; b) Aproximar a arte musical da Liturgia. 2. Para alcançar estes fins, propõe-se promover a realização de concertos de Música sacra e participar nas principais celebrações litúrgicas da Catedral de Aveiro, presididas pelo Bispo da Diocese" (Art. 2.º).

Iniciado o trabalho em Outubro de 2008, o Coro fez a sua apresentação pública no pontifical do dia 8 de Dezembro. E, nas orientações definidas no n.º 2 do citado Art. 2.º dos Estatutos, fará a sua primeira apresentação em concerto na próxima sexta-feira na Sé de Aveiro às 21h30, sob a direcção do seu maestro titular, Prof. António Mário Costa.

O programa será constituído por obras polifónicas do repertório da música sacra, nomeadamente "Magnificat" e "Super flumina Babylonis", de Orlando di Lassus, "Laudate Dominum", de G. O. Pitoni, "Ave Maria", de Arcadelt, "Pater noster", de Stravinsky e "Zum Abend Segen", de Mendelssohn. O programa integra ainda alguns trechos de música renascentista e barroca, com a participação de Jorge Ferreira (flauta), Tiago Matias (tiorba) e António Mário Costa (órgão).

Partilhar:
Scroll to Top