COP30: Líderes religiosos e indígenas lançam apelo conjunto para encontro no Brasil

Documento denuncia «destruição da Amazónia, de outros ecossistemas e das pessoas que aí vivem»

Foto: Lusa/EPA

Lisboa, 27 mar 2025 (Ecclesia) – Meia centena de líderes religiosos, membros de comunidades indígenas e especialistas em clima assinaram um apelo conjunto para a COP30, que vai decorrer este ano no Brasil, alertando para a “destruição da Amazónia”.

“Assistimos à destruição da Amazónia, de outros ecossistemas e das pessoas que aí vivem, causada pela agricultura em grande escala, pela exploração mineira e pela extração de combustíveis fósseis”, refere o documento, divulgado pela confederação internacional da Cáritas.

O documento foi entregue à ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva.

“Os nossos territórios, entendidos por nós como sagrados, estão a ser destruídos”, referem os signatários.

O apelo alerta ainda que os defensores do ambiente e dos direitos humanos “são cada vez mais perseguidos”.

“O caminho para a COP30 não pode cair nas armadilhas dos últimos anos: progressos estagnados na eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, acordos de última hora e promessas não cumpridas sobre o financiamento do clima”, adverte o documento.

Os responsáveis religiosos e as lideranças indígenas apelam aos governos e à comunidade internacional para que cumpram as promessas de financiamento climático, garantam a plena implementação do Fundo de Perdas e Danos, acelerem uma transição justa para longe da dependência dos combustíveis fósseis, apoiem as comunidades na adaptação às alterações climáticas e deem prioridade aos mais afetados pelas alterações climáticas.

“Os compromissos assumidos na COP29 ficaram muito aquém do financiamento de que os países em desenvolvimento necessitam para fazer face às alterações climáticas”, refere a mensagem.

“Pedimos compromissos na COP30 para a transição para 100% de energia renovável e a eliminação progressiva dos subsídios aos combustíveis fósseis, redirecionando-os para o desenvolvimento sustentável”, acrescenta o documento.

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) vai decorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade brasileira de Belém, no Pará.

OC

Partilhar:
Scroll to Top