Movimento «Laudato Si» lança campanha para recolher contributos determinados pelos povos

Roma, 24 out 2025 (ECCLESIA) – O movimento ‘Laudato Si’ lançou hoje uma campanha global para mobilizar as comunidades católicas e a sociedade civil no combate à crise climática, recolhendo “contributos determinados pelos povos” (PDC, sigla em inglês).
“Precisamos que os governos atuem, mas não podemos esperar”, afirma Lorna Gold, diretora-executiva do Movimento ‘Laudato Si’, em nota enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo a responsável, as PDC são “a resposta do povo”, falando numa “insurreição moral pela casa comum”.
O comunicado de imprensa destaca que, 10 anos depois do Acordo de Paris, os compromissos governamentais, os chamados contributos determinados a nível nacional (NDC), “continuam muito aquém do que a ciência e a justiça exigem”.
A constatação marcou a conferência ‘Raising Hope for Climate Justice’ (Gerando Esperança pela Justiça Climática), durante a qual o Papa Leão XIV apelou à “coragem moral” dos líderes mundiais, à medida que se aproxima a COP30.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) vai decorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade brasileira de Belém, no Pará.
As PDC querem recolher “compromissos pessoais ou comunitário”, inspirados nos Objetivos ‘Laudato Si’, que complementam as metas climáticas definidas pelos governos, através do site raisinghope.earth/action.
“Isto vai muito além de usar palhinhas de papel ou apagar as luzes; já ultrapassamos essa etapa. Trata-se de assumir o papel de ‘heróis de ação’ pelo nosso planeta e pelo futuro”, sustenta Lorna Gold.
A campanha internacional, promovida pelo Movimento ‘Laudato Si’ e apoiada por organizações eclesiais, ecuménicas e ambientais, assenta na convicção de que a ação local pode influenciar a transformação global.
“Quando os governos hesitam, o povo lidera – com a esperança como plano”, lê-se no manifesto da iniciativa.
OC
Igreja/Ambiente: Papa deixa apelos para COP30, evocando «grito da terra», dos pobres e dos indígenas
