«Ensina-nos a cuidar da nossa Casa Comum!» é ponto de partida da proposta da FEC
Lisboa, 28 nov 2015 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC) colocou em diálogo a Igreja e a Sociedade Civil numa reflexão sobre desenvolvimento sustentável e promoção da justiça e cidadania global, como preparação para o Natal deste ano.
“Nos tempos de incertezas e inseguranças que vivemos, é urgente que se faça uma paragem e uma reflexão sobre as questões relacionadas com o ambiente, numa perspetiva mais alargada, de ecologia integral, com dimensão humana e social”, explica a fundação.
‘Ensina-nos a cuidar da nossa Casa Comum!’, é a interpelação do Papa Francisco, na Encíclica ‘Laudato Si’, que a FEC propõe de reflexão ao longo das quatro semanas de Advento que antecedem o Natal.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEC contextualiza que a proposta deste percurso “é interiorizar as diferentes partilhas de gestos e atitudes” que mesmo “simples” promovem um “desenvolvimento global no planeta”.
A organização não-governamental de desenvolvimento (ONGD) católica informa que o subsídio proposto conta com quatro reflexões, com a participação do presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda; o coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, Rui Marques; o diretor das Obras Missionárias Pontifícias, padre António Lopes; e o mentor do Greenfest e professor da Universidade Católica Portuguesa, Pedro Norton de Matos.
Cada convidado fez uma reflexão e propõe pistas num percurso que a fundação católica pretende que seja um “tempo de estar à porta do Presépio” que é o mundo, fazendo quatro paragens, uma em cada domingo do Advento, que começa este domingo.
A Fundação Fé e Cooperação tem como missão promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas.
A ONGD ligada à Conferência Episcopal Portuguesa foi fundada em 1990.
CB/OC