Convívios Fraternos: Jovens anunciam Deus pelas ruas de Estremoz

Iniciativa intitulada «Atreve-te» faz parte das férias missionárias que aquele movimento católico realiza todos os anos

Lisboa, 30 jul 2011 (Ecclesia) – Cerca de duas dezenas de jovens, ligados ao Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da diocese de Évora, promovem a partir de hoje uma jornada de evangelização na cidade de Estremoz, que se prolonga até 7 de agosto.

De acordo com Sofia Silva, uma das organizadoras do evento, em declarações à Agência ECCLESIA, “vão ser sete dias de contacto direto com as pessoas, porta a porta, para levar um pouco de Deus aos outros”.

Haverá ainda tempo para, em cada noite, promover a leitura e reflexão do Evangelho, “mostrando como é que a Palavra de Deus se pode encaixar na vida de cada um”, explica.

Esta iniciativa tem o nome de “Atreve-te” e realiza-se normalmente durante as férias missionárias que o MCF realiza todos os anos.

“O atrevimento pode ser de parte a parte, é nosso porque chegamos ali para falar de Deus, e é das pessoas, porque têm de estar abertas para receber essa palavra e seguirem esse objetivo”, explica a jovem, que integra o movimento há mais de três anos.

Aos 21 jovens que se preparam para partir neste projeto, pede “acima de tudo, que não tenham medo e se entreguem nas mãos de Deus, porque de certa forma foram chamados a levar aos outros a alegria”.

Por vezes, as pessoas não respondem ao chamamento e há portas que permanecem fechadas.

Nesses momentos, em que até podem surgir “más respostas”, o segredo passa por “ir buscar forças à oração e manter a confiança em Deus”, aponta Sofia Silva.

No entanto, de acordo com aquela responsável, quando a vontade em transmitir a fé encontra acolhimento junto do outro, do desconhecido, que não tem à partida nenhuma razão para escutar, há algo de muito especial que acontece.

“Recordo-me do ano passado, quando fizemos o porta a porta, houve uma senhora mais idosa que me deu um abraço e disse: ‘ainda bem que veio’”, revela a jovem, considerando que “são estes os momentos que marcam”.

Este novo grupo será acolhido pelas paróquias de Santa Maria e Santo André, que se comprometeram nessa semana a assegurar casa e comida para todos.

O Movimento dos Convívios Fraternos pretende desenvolver a vocação apostólica e missionária no meio da comunidade, de modo a que jovens e adultos se comprometam a evangelizar o meio em que vivem e aceitem o chamamento de Deus, na vida sacerdotal ou consagrada.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR