Cónego Adriano Borges fala de dias sem festa e da saída das religiosas que zelavam pela imagem
Ponta Delgada, Açores, 07 mai 2021 (Ecclesia) – O cónego Adriano Borges, reitor do Santuário do Senhor de Santo Cristo dos Milagres, na diocese de Angra, disse à Agência ECCLESIA que estes dias sem festas são um vazio mas “não se pode perder a esperança”.
“Todos gostaríamos que isto passasse e voltasse a uma normalidade mas isto não está fácil dizer quando vai terminar, tem de haver resiliência, força e sacrifício e o que nos é pedido é que aguentemos mais um pouco”, explicou à Agência ECCLESIA.
No segundo ano consecutivo em que as festas do Senhor de Santo Cristo dos Milagres estão suspensas o responsável frisou que é preciso “fazer alguns sacrifícios” mas “não pode perder a esperança”.
O cónego Adriano Borges lamenta ainda a saída das Irmãs Religiosas de Maria Imaculada, congregação que há mais de 60 anos cuidava da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
“Já passaram por aqui quatro congregações religiosas, recorde-se as Clarissas e em especial, Madre Teresa da Anunciada que promoveu o culto ao Santo Cristo, as Visitandinas, as irmã de S. José de Cluny e depois Irmãs Religiosas de Maria Imaculada; estas irmãs são o rosto do que é a devoção e culto apo Senhor Santo Cristo, sobretudo esta proximidade e o cuidado que têm com a imagem”, precisa.
O reitor afirma “a tristeza muito grande e um empobrecimento” pela saída de mais uma congregação religiosa da diocese” mas entende que o carisma destas irmãs deve prevalecer, o cuidado e educação das jovens”.
“Aqui tínhamos três irmãs que ainda são muito válidas, e decerto precisas noutras casas da congregação, e compreendemos a decisão que foi tomada”, assume.
O responsável adiantou ainda que o bispo diocesano, D. João Lavrador, “já contactou algumas congregações religiosas” não havendo ainda respostas.
“Temos alguns laivos de esperança que possa vir uma congregação para formar uma comunidade aqui nos Açores, neste interregno estamos a descobrir e rezar a melhor solução mas posso garantir que a imagem será tão bem tratada como sempre foi ate hoje, as pessoas que aqui colaboram connosco, grupo de leigos e leigas, vão tratar bem desta veneranda imagem, o cuidado com o Senhor Santo Cristo dos Milagres não deve ser uma preocupação para ninguém”, esclarece.
As “Conversas na ECCLESIA” ficam online às 17h00, de segunda a sexta-feira desta semana, e têm como tema as festas religiosas na diocese de Angra, nos Açores, que devido às limitações da pandemia estão suspensas.
SN