«Conversas Além-fronteiras»: «Não podemos alimentar só a alma tendo o estômago vazio» – irmã Sílvia Simas(c/vídeo)

A Irmã Missionária de São Pedro Claver, em missão no Brasil, aponta uma mensagem de esperança entre o serviço e a formação

Lisboa, 21 out 2020 (Ecclesia) – A irmã Sílvia Simas, Missionária de São Pedro Claver, em missão em Curitiba, no Brasil, partilhou com a Agência ECCLESIA a “mensagem de esperança” necessária entre o serviço aos outros e a formação das religiosas.  

“Ajudamos no serviço com a paróquia, ultimamente temos a comunidade vila esperança, que é uma área de barracados e temos umas irmãs encarregadas de evangelizar não só ao nível religioso mas em todo o sentido, procuramos o melhor para aquela comunidade”, conta.

A religiosa refere ainda que graças à presença da congregação, aliada aos pedidos do Pároco de Curitiba, tem havido melhorias para as famílias e a comunidade começa a crescer, “tendo habilitado uma casa para nascer uma pequena capela”.  

“Nós, com a equipa missionária da Igreja, estamos melhorando as condições desta pobre gente e, para muitas delas que não têm o básico para viver, que moravam nas ruas ao ‘Deus dará’, quando chegam as irmãs e os leigos missionários é ver a transformação, a alegria dos rostos das crianças, e ainda arranjamos umas cestas básicas para ajudar essas famílias”, explica. 

A irmã Sílvia Simas, de 70 anos, confessa a “grande alegria” de ver a capela mas sublinha que tal foi possível com “o suor de tantos amigos e benfeitores da nossa revista”, “Eco das Missões” da qual foi redatora durante 25 anos, que leram os apelos e lhes “tocou o coração”.

“É uma alegria ver as crianças e a população a regressar a uma vida nova, onde lhes damos aquela esperança num futuro melhor; sabemos que não podemos alimentar só a alma tendo o estômago vazio, esse é o grande desafio para chegar ao coração”, considera.

A consagrada, natural da Ilha de São Miguel, nos Açores, está há cerca de dois meses, nesta comunidade que acolhe retiros e trabalha “na formação das futuras irmãs, são três jovens” que gosta de “ajudar e escutar”.

“Essas jovens para mim são a esperança do mundo e também do meu instituto, quero ser canal para elas”, conclui.

No mês de outubro missionário, assim designado pela Igreja Católica, a Agência ECCLESIA apresenta as «Conversas Além-fronteiras», que trazem a missão desenvolvida em diferentes pontos do mundo; serão transmitidas e publicadas online, às 17h00, e no programa Ecclesia, na rádio Antena 1, pelas 22h45.

SN

Partilhar:
Scroll to Top