Contar histórias de pessoas e para pessoas, cultivar o espanto, continuar a perguntar: assim é a seiva do jornalista João Pedro Mendonça – Emissão 25-09-2025

João Pedro Mendonça diz que nasceu jornalista na rádio pirata em Monsanto, quando o tio Joaquim Fonseca o ensinou a ligar cabos, a esconder a antena e a descobrir como «abrir a alma, a ter medo do silêncio mas a ousar atropelá-lo, e a chegar diretamente ao ouvido das pessoas».

No seu caminho estão sempre as pessoas e o jornalista, com mais de 35 anos de carreira entre a rádio e a televisão, não entende a sua vida e profissão sem elas. O espanto que cultiva na vida é a seiva que o faz feliz, mas os seus dias são tempo confundido com a profissão porque «perguntar, escutar, saber contar» é algo intrínseco que cultiva e respira diariamente.

Monsanto é raiz na sua vida, uma herança que procura conjugar no presente, construindo comunidade com pessoas de 80 anos que o ensinam a cuidar – quando as curvas do ciclismo ou das modalidades o permite, ruma à aldeia que é sua, onde comunidade se conjuga com cuidado, silêncio, encontros e muitas histórias para escutar.

Partilhar:
Scroll to Top