Primeiro-ministro e presidente da Assembleia da República reagem à nomeação cardinalícia de D. Américo Aguiar
Lisboa, 09 jul 2023 (Ecclesia) – O primeiro-ministro português reagiu hoje à nomeação como cardeal de D. Américo Aguiar, assinalando a “figura ímpar da Igreja Católica”, sublinhando que a escolha “muito prestigia Portugal”.
“É com enorme satisfação que felicito D. Américo Aguiar pelo anúncio da sua nomeação como cardeal. Uma escolha que reconhece o bispo auxiliar de Lisboa como figura ímpar da Igreja Católica e que muito prestigia Portugal”, escreveu António Costa, na rede social Twitter.
O Papa anunciou hoje a criação, como cardeal, de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O presidente da Assembleia da República (AR) assinalou também o “voto de muita confiança no sucesso” da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023).
A promoção a cardeal “premeia o percurso pessoal e pastoral de D. Américo Aguiar, que é ainda um bispo muito jovem, está nos seus 50 anos, o que corresponde, aliás, ao desejo do Papa de renovar também geracionalmente o Conclave”, afirmou Augusto Santos Silva à Rádio Renascença.
O presidente da AR valorizou ainda o reconhecimento “internacional de uma personalidade portuguesa”.
“E isso faz bem a Portugal e Portugal orgulha-se sempre que isso acontece, sempre que um português e vê destacado o seu valor e o seu percurso”, destacou Augusto Santos Silva.
Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; desde 2016, é presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.
O atual presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Aos 49 anos de idade, D. Américo Aguiar será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual pontificado.
LS