Consistório 2015: Criação de um bispo de Portugal como cardeal «reforça» ligação à Igreja de universal

Mensagem ao Patriarcado de Lisboa

Roma, 14 fev 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa disse hoje que a criação de um bispo de Portugal para “cardeal da Igreja de Roma” reforça a ligação de todas as dioceses nacionais à Igreja universal.

“A nomeação de um bispo de Portugal, como é o meu caso, para cardeal da igreja de Roma, reforça esta ligação das nossas dioceses, e concretamente da diocese de Lisboa, à Igreja universal”, afirmou D. Manuel Clemente numa mensagem vídeo gravada após o consistório que esta manhã decorreu na Basílica de S. Pedro.

O cardeal-patriarca de Lisboa referiu que a partir de agora é-lhe pedido um “apoio ainda maior” pela  um serviço “na oração e na disponibilidade ao serviço da Igreja”.

D. Manuel Clemente recordou que o Patriarcado de Lisboa e as outras 19 dioceses de Portugal com os seus bispos estão ligadas ao sucessor de Pedro, ao Papa Francisco, que está no coração de todos os portugueses, mesmo fora das “fronteiras visíveis da Igreja”.

“Sei bem como o Papa Francisco está no coração de todos os diocesanos de Lisboa e de todos os católicos de Portugal e não só, até fora das fronteiras visíveis da Igreja há muita gente que está com o Papa o Papa Francisco nestas grandes causas da paz, da justiça e da solidariedade”, recordou.

“Lisboa, Roma é a Igreja de Cristo onde o Evangelho continua com todos nós, aqui, aí, em toda a parte” concluiu o cardeal-patriarca de Lisboa na mensagem vídeo.

D. Manuel Clemente foi hoje criado como 44.º cardeal de Portugal pelo Papa Francisco, no segundo consistório do seu pontificado.

PR 

Partilhar:
Scroll to Top