As diversas problemáticas inerentes à prática da conservação e restauro de bens culturais da Igreja em Portugal constituem o tema central do número 3 da revista «Invenire». Editada pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais, este número propõe uma reflexão sobre o tema e conta com o contributo de diversos especialistas que, seja pela prática da profissão, seja pelo contacto directo com a realidade das dioceses, dão a conhecer as suas experiências concretas.
Maria de Fátima Eusébio traça um panorama assertivo, em torno das fragilidades da conservação e restauro do património da Igreja, com particular incidência para a complexidade das práticas e entendimentos das intervenções. No caderno principal são analisados também alguns casos concretos, nos campos da pintura, fotografia, imaginária e paramentaria.
Este número dedica também um estudo sobre a temática do ex-voto pictórico português, a análise de um curioso caso de difusão do culto de Nossa Senhora e uma proposta modelar de catalogação de azulejaria.
LFS