Nota preparatória do encontro cita discurso de Bento XVI aos bispos de Portugal
O Conselho Pontifício dos Leigos realiza em Roma a 24.ª assembleia plenária, que vai ser aberta pelo presidente deste dicastério da Cúria do Vaticano, Cardeal Stanislaw Rylko.
O encontro, que se realiza entre 20 e 22 de Maio, conta com a participação do Cardeal Camillo Ruini, antigo presidente da Conferência Episcopal Italiana, o presidente da Academia Pontifícia para a Vida, D. Rino Fisichella, e o fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi, entre outras personalidades.
Numa nota preparatória da assembleia, o dicastério cita as palavras que Bento XVI dirigiu aos bispos de Portugal, aquando da visita ao país: “Os tempos que vivemos exigem um novo vigor missionário dos cristãos chamados a formar um laicado maduro, identificado com a Igreja, solidário com a complexa transformação do mundo”.
Neste sentido, prosseguiu o Papa, citado pelo Conselho Pontifício, “há necessidade de verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, sobretudo nos meios humanos onde o silêncio da fé é mais amplo e profundo”.
Entre os profissionais onde é promovida “uma proposta monocultural com menosprezo pela dimensão religiosa e contemplativa da vida” encontram-se os “políticos, intelectuais” e “profissionais da comunicação”, afirmou o Papa a 13 de Maio, em Fátima.
Os membros da assembleia são recebidos por Bento XVI a 21 de Maio, enquanto que a tarde do último dia é dedicada à intervenção do secretário do dicastério, D. Josef Clemens, que vai avaliar as actividades daquele Organismo e apresentar as propostas para o futuro.
O Conselho Pontifício dos Leigos tem como objectivo estimular o laicado para que participe na missão da Igreja e introduza critérios cristãos na sociedade.
Com Rádio Vaticano