Conselho Mundial das Igrejas vai debater estratégias contra racismo

Promover a inclusão como resposta teológica e ética ao racismo é o objectivo da Conferência «Igrejas contra o racismo», promovida pelo Conselho Mundial das Igrejas (WCC), que, desde 14 a 17 de Junho vai decorrer em Doorn, na Holanda.

O encontro vai reunir cerca de 50 comunidades eclesiais para identificar estratégias comuns com vista a combater a marginalização em diversos países do mundo.

Esta iniciativa coincide com os 40 anos da «Notting Hill conference», que deu início ao programa do Conselho Mundial das Igrejas para a luta contra qualquer forma de discriminação racial no mundo.

O Secretário do WCC nos Países Baixos, o Pe. Klaas van der Kamp, explica que a finalidade da conferência é definir estratégias "mais potentes do que a força militar", capazes de mudar a situação das minorias em diversos países.

A luta contra o racismo deve continuar "mesmo em países mais tolerantes, como acontece na Holanda, que em 2007 registrou 4247 denúncias por parte de pessoas que sofreram actos de intolerância", destacou Kamp.

O Secretário do WCC criticou que num mundo da globalização que "impulsiona relações entre os povos, continuam a existir várias formas de exclusão social".

O WCC considera necessário que as comunidades eclesiais "elevem a voz pela paz, pela justiça e pelo respeito", observou.

É esperada uma mensagem no final da conferência para reiterar o empenho de solidariedade do organismo ecuménico.

Redacção/Rádio Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top