Na passada Segunda-feira, dia 10 de Agosto, cumprindo uma tradição que já dura há 19 anos, encontraram-se na Freixianda os Consagrados naturais desta paróquia, terra onde nasceram e receberam a primeira consagração no santo Baptismo.
Actualmente, no sacerdócio e na vida religiosa, a Freixianda tem ainda cerca de seis dezenas de consagrados. Deste número, quase metade participou no 19.º encontro.
Pelas 17 horas o grupo já se estava a congregar junto à igreja paroquial. Meia hora depois, numa sala da igreja, os Consagrados encontraram-se para alguns momentos de partilha de vida pessoal e pastoral. Foram ainda partilhadas as mensagens de quinze Consagrados que não puderam estar, sobretudo por motivos de saúde ou de idade avançada.
O grupo escutou com atenção a partilha do P. Manuel Ferreira, que já conta quarenta anos de trabalho em Moçambique. Salientou a presença da paz que agora goza o país e também da vitalidade da Igreja Católica, com comunidades vivas e participativas.
A missa concelebrada por uma dezena de sacerdotes foi presidida pelo P. Armindo Janeiro, reitor do Seminário de Leiria. À homilia salientou a necessidade de se trabalhar mais no campo vocacional, pois só quem semeia com abundância recolherá com abundância.
O jantar foi um momento de muita amizade e decorreu num grande espírito de família. Ao redor do bacalhau assado da brasa regado com o bom azeite da região, ainda se voltou a fazer novo tempo de partilha.
A Irmã Ester, a trabalhar na Guiné-Bissau falou das convulsões políticas que, sobretudo este ano, assolaram o país com diversos assassinatos e vinganças. No trabalho pastoral referiu-se com encanto a uma “igreja jovem” na paróquia onde trabalha. O P. Armindo referiu-se às obras do Seminário e ao aumento do número de pré-seminaristas. O P. Sérgio Henriques partilhou com todos a sua próxima ida para as paróquias da Vieira de Leiria e de Carvide.
Para o ano será o 20.º encontro. Desde já se apresentou o jubileu do P. Ribeiro, da Ramalheira, que fará cinquenta anos de sacerdócio, como razão para todos participaram com alegria e em acção de graças pelo chamamento do Senhor.