Santa Mãe de Deus, Mulher cheia de Graça e de Beleza! Ao vosso Imaculado Coração, pleno de Amor, consagro toda a nossa Diocese: o nosso ser e toda a nossa vida, com as suas alegrias, sofrimentos, sonhos, trabalhos e esperanças.
Maria-Mãe, Esposa de José, a vós consagro as nossas famílias. Guardai-as na ternura do vosso Coração, para que cresçam sempre no amor e eduquem os seus filhos nos valores que promovem e dignificam a pessoa humana. Lembro particularmente as que estão feridas pelo egoísmo e desunião. Que o exemplo das famílias cristãs na fidelidade ao seu matrimónio, no amor conjugal e na abertura à vida, seja um testemunho luminoso do amor de Deus no Mundo.
Senhora da Alegria, a vós consagro as crianças, que alegram as famílias e a nossa sociedade. Protegei-as e envolvei-as a todas na ternura do vosso abraço de Mãe, especialmente as que vivem sem amor. Que encontrem na família, na escola e na sociedade, a alegria de viver e de crescer em sabedoria, estatura e em graça, como Jesus Menino (cf. Lc 2,52).
R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!
Maria de Nazaré, a vós consagro os nossos adolescentes e jovens, inquietos e sonhadores, esperança da Igreja e da Humanidade. Que a família e a comunidade eclesial os ajudem a discernir a sua vocação humana e cristã, e que eles saibam responder com generosidade à Voz de Deus. Acolhei-os no vosso Coração, espelho da Beleza que seduz, da Alegria que prevalece e da Caridade que constrói a Civilização do Amor.
Senhora das Dores, que de pé junto à Cruz, acompanhastes o vosso Filho no sofrimento e na morte, a vós consagro os idosos e doentes, que experimentam a solidão, o limite e a fragilidade. Consolai-os e fortalecei-os! Que eles não desanimem, mas compreendam o sentido redentor do sofrimento à Luz do Mistério Pascal de Jesus. Ao vosso Coração Imaculado consagro, também, os profissionais de saúde e todos os que acolhem e cuidam dos doentes nas suas casas, revelando o Rosto da Ternura de Deus a quem perdeu a esperança e a alegria de viver.
Mãe de todos os povos, acolhei esta humanidade que trabalha, luta e procura construir um mundo mais humano e mais fraterno, e estende para vós as suas mãos suplicantes. Ao vosso Imaculado Coração consagro os governantes, as instituições públicas e privadas, educativas e sociais, culturais e desportivas, e os diversos meios de comunicação social. Que todos se abram à Luz do Espírito Santo, Fonte de Sabedoria, e sirvam a comunidade humana e o bem comum, na verdade, na justiça e no amor.
R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!
Mãe da Igreja, neste Ano Sacerdotal, ao vosso Coração Imaculado consagro os sacerdotes, diáconos e seminaristas. Que todos se entreguem, com renovado empenho e fidelidade a Cristo Sacerdote e ao seu ministério pastoral, testemunhando a unidade e a comunhão eclesial. No vosso Coração de Mãe, encontrem Conforto nas horas de desalento, Fortaleza para o serviço na “Vinha do Senhor” e Alegria para anunciar Cristo, Luz de todos os povos.
Senhora do “Sim”, Mulher da escuta silenciosa da Palavra, da obediência perfeita e do amor incondicional, a vós consagro os religiosos e religiosas, todas as vocações de especial consagração. Que na escola do vosso Imaculado Coração aprendam o segredo da Contemplação e a sabedoria do Amor, a disponibilidade do serviço alegre e humilde a todos, sem distinção, manifestando ao Mundo o Rosto Missionário da Igreja.
Senhora da Mensagem, Mulher de fé, humilde serva do Senhor, a vós consagro os crentes e não crentes, os que vacilam na fé e procuram, por outros caminhos, a verdade e o sentido da vida. Abençoai os esforços do diálogo ecuménico e inter-religioso, para que produzam frutos de unidade e de paz. Dai-nos, ó Mãe, o vosso Filho, única Verdade que ilumina, liberta e salva.
R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!
Rainha da Paz, Senhora Peregrina de Fátima, que vos dignastes descer à terra portuguesa, a vós consagro as nossas paróquias, com os seus movimentos, associações, grupos e todos os agentes de pastoral. Acolhei e abençoai o seu serviço dedicado e generoso, ajudai-os a superar as dificuldades e a enfrentar, com criatividade e ousadia, os desafios da nova Evangelização.
Senhora do Monte, nossa Padroeira, hoje a Diocese do Funchal consagra-se de novo ao vosso Imaculado Coração, com o seu Bispo, todo o povo de Deus da Madeira e Porto Santo e os nossos emigrantes, este povo que, através dos séculos, cresceu sob a ternura do vosso olhar de Mãe e vos dedica um singular amor filial.
Mãe Imaculada, Senhora da Conceição, nós vos damos graças pelos dons recebidos, durante a visita da Imagem Peregrina à nossa terra! Guardamos no coração a vossa Mensagem de Amor, Paz e Alegria, e o convite urgente à conversão, a viver o Evangelho de vosso Filho. De coração agradecido, convosco cantamos o “Magnificat”: “A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador!” (Lc 1, 46). Amén!
R/. No vosso Coração Imaculado, acolhei-nos, ó Maria!
Machico, 9 de Maio de 2010, na despedida
da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
† António Carrilho, Bispo do Funchal