Consagração a Nossa Senhora de Fátima do ministério do Papa Leão XIV

Foto: Santuário de Fátima

Virgem Santíssima, Senhora do Rosário de Fátima

1. Estamos a Vossos pés, os Bispos de Portugal e esta multidão de peregrinos, no 108.º aniversário da Vossa Aparição aos Pastorinhos, nesta Cova da Iria, para Vos consagrar o Ministério do atual sucessor de Pedro e Bispo de Roma, o Santo Padre Leão XIV. Enchei o seu coração da ternura de Deus, que Vós experimentastes como ninguém, para que ele possa abraçar todos os homens e mulheres deste tempo com o amor do Vosso Filho Jesus Cristo. Dai-lhe o dom do discernimento para saber identificar e continuar os caminhos da renovação da Igreja; dai-lhe coragem para não hesitar em seguir os caminhos sugeridos pelo Espírito Santo; amparai-o nas horas duras de sofrimento e levai-o a vencer, na caridade, as provações no caminho da renovação da Igreja. Estai sempre a seu lado, pronunciando com ele aquelas palavras que bem conheceis: “Eu sou a Serva do Senhor, cumpra-se em Mim a Tua Palavra”.

 

2. Na Vossa Mensagem aos Pastorinhos, aqui na Cova da Iria, pusestes em relevo o Ministério do Papa, “o bispo vestido de branco”. Quatro dos últimos Papas fizeram-se peregrinos do Vosso Santuário. Está bem viva na nossa memória a presença do Papa Francisco que aqui nos recordou que “Temos Mãe!”.

Enquanto esperamos a presença do novo sucessor de Pedro, para orar connosco em Fátima, pedimos-vos que o acolhais e acompanheis com solicitude materna, para que inspirado pela Vossa Mensagem aos Pastorinhos, possa continuar a lançar ao mundo o urgente grito da paz, com que se nos dirigiu no primeiro dia do seu ministério.

Neste ano Santo, que estamos a viver como peregrinos de esperança, juntamente com todos os peregrinos aqui presentes ou que nos acompanham através dos meios de comunicação, dirigimos-vos agora a nossa oração jubilar de consagração:

 

Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,
és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre a marca do mal.
Profecia do Amor misericordioso do Pai,
Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,
Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,
ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,
as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.
Mostra-nos a força do teu manto protetor.
No teu Imaculado Coração,
sê o refúgio dos pecadores
e o caminho que conduz até Deus.
Unido/a aos meus irmãos,
na Fé, na Esperança e no Amor,
a ti me entrego.
Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro,
ó Virgem do Rosário de Fátima.
E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,
darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.
Ámen.

 

Fátima, 13 de maio de 2025

D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Partilhar:
Scroll to Top