Conhecer no Centro Virtual Camões

http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer.html

Conforme prometido na passada semana, vamos analisar o espaço “conhecer” do sítio do Centro Virtual Camões (CVC). Nesta área poderá ficar a compreender mais sobre a Língua e a Cultura portuguesas, explorando para isso os recursos que estão disponíveis à distância de um click.

Na opção Biblioteca Digital Camões, encontramos “um conjunto de obras, teses, artigos e comunicações sobre a cultura portuguesa, somando, neste momento, cerca de 1200 títulos, organizadas tematicamente e por autor”.

Sobre a cultura Portuguesa, foi criada uma secção intitulada “bases temáticas”, onde são disponibilizados “um conjunto de materiais de referência que permitem ao utilizador, de forma simples e intuitiva, aceder a informação sobre os mais variados temas (Ciência em Portugal, Cinema Português, Figuras da Cultura Portuguesa, Filosofia Portuguesa, História da Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa, Música Portuguesa dos Sécs. XIX, XX e XXI, Navegações Portuguesas).

Em “Exposições Virtuais”, podemos ver ou rever as exposições realizadas pelo Instituto Camões ao longo dos últimos anos, em formato digital.

Como seria evidente, a produção científica sobre língua e cultura portuguesa, não poderia estar afastada do Instituto Camões, assim no espaço “Investigação de cátedras”, podemos encontrar artigos de cinco distintas universidades (Bolonha, Salamanca, Paris Ouest Nanterre La Défense, Pontifícia do Rio de Janeiro e a também francesa Blaise Pascal).

Caso pretenda propostas de roteiros pelas belas cidades e vilas de Portugal, com referências aos principais pontos de interesse, basta clicar em Passeios virtuais.

Por última, um espaço que por si só merecia um artigo completo, é a opção “Mapa Etno-Musical”, pois este é um “projecto que mostra a distribuição pelo território da música e dos instrumentos musicais característicos de cada região de Portugal, permitindo ainda ler a propósito textos explicativos e ouvir peças ilustrativas. O mapa é da autoria de Júlio Pereira, com a colaboração de João Luís Oliva e com o grafismo de Sara Nobre”.

Para a semana continuaremos a explorar o fantástico Centro Virtual Camões.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top