Diocese de Setúbal dedica três anos à Sagrada Escritura “Contribuir para que todos os católicos da nossa Diocese conheçam e estimem mais a Bíblia sagrada” e “Procurar que os cristãos se habituem a confrontar com a Palavra de Deus a sua vida e os acontecimentos à sua volta, nomeadamente nos grupos de reflexão bíblica e da Acção Católica” – são dois dos objectivos a alcançar ao longo do triénio 2005/2008 na diocese de Setúbal. Com o tema «felizes os que escutam a palavra de Deus.
E a põem em prática» (lc 11, 28), o programa pastoral da diocese sadina pretende continuar a procurar “a presença redentora de Jesus Cristo morto e ressuscitado, desta vez na Palavra das Sagradas Escrituras, nas quais Ele está também presente para nos ensinar o caminho da Vida e aquecer o nosso coração com a Sua Palavra” – refere o programa pastoral.
Objectivos a alcançar ao longo do Triénio
Ajudar todos a acreditar na Bíblia como “Carta de Deus aos homens” e ter o desejo de ir ao encontro do Pai que nas Sagradas Escrituras fala aos seus filhos.
Contribuir para que todos os católicos da nossa Diocese conheçam e estimem mais a Bíblia sagrada. Contribuir para que seja insistentemente ensinada e proposta a todos os cristãos a leitura orante da Sagrada Escritura (“lectio divina”). Procurar que os cristãos se habituem a confrontar com a Palavra de Deus a sua vida e os acontecimentos à sua volta, nomeadamente nos grupos de reflexão bíblica e da Acção Católica.
Contribuir para que, a partir do estudo e da meditação da Palavra de Deus, os cristãos formem a sua consciência e encontrem nessa Palavra os critérios de vida pessoal e social, numa coerência absoluta entre a fé e a vida. Procurar que, no tesouro imenso da Sagrada Escritura, todos os cristãos conheçam, compreendam e vivam os mandamentos de Deus, como caminho feito com Cristo na obediência fiel ao Pai. Procurar que, inspirados, formados e encorajados pela Palavra de Deus, todos os cristãos a anunciem a quantos a desconhecem.
Preparar com especial cuidado os ministros da Palavra e outros animadores, cuidar mais das homilias, para que a Palavra de Deus seja proclamada e ensinada de modo mais esclarecido e coerente.
Procurar que cada cristão se torne apto a fazer uma leitura assídua, inteligente, orante e obediente da Palavra de Deus. Ajudar os fiéis a ler e a reflectir sobre a Palavra de Deus escutada em cada Domingo e a tê-la presente ao longo da semana.
Partir da Palavra de Deus – estudada, vivida e celebrada – para a dinamização de comunidades mais vivas na unidade e na caridade, a nível diocesano e paroquial. Ler a Sagrada Escritura na comunhão da Igreja e na fidelidade ao seu Magistério.
Acções Propostas
Nas paróquias (trabalhando em cooperação dentro de cada vigararia): Realizar cursos bíblicos nas paróquias. Fazer a iniciação à leitura orante da Bíblia.
Formar agentes de pastoral bíblica e outros formadores. Difundir textos para preparar as leituras de cada domingo. Manuscrever, em cada paróquia, um ou mais livros da Bíblia. Formar os leitores e outros animadores. Oferecer a Bíblia em várias circunstâncias (por exemplo: aos noivos; aos pais das crianças que se baptizam…), de modo a que haja pelo menos uma Bíblia em cada família.
A nível diocesano (em cooperação com as vigararias)
Organizar uma exposição itinerante sobre a Bíblia. Divulgar livros de iniciação à Bíblia. Publicar textos de apoio. Publicar, em cada ano, um dos evangelhos sinópticos (Marcos, Lucas, Mateus).