Congresso sobre Beata Jacinta em Livro

A 12 de Agosto foi apresentado em Fátimao livro com os textos que resultaram do congresso sobre Jacinta Marto, realizado no passado mês de Junho.

Intitulado “Jacinta Marto: Do encontro à compaixão”, este congresso foi realizado no Cento Pastoral Paulo VI e contou com mais de cindo centenas de participantes.

No momento do lançamento oficial, em conferência de imprensa realizada na Casa de Nossa Senhora do Carmo, o Reitor do Santuário de Fátima, focou que esta iniciativa “foi de uma grande riqueza e esperamos que a leitura das actas que agora se publicam seja um valioso contributo para o conhecimento de Fátima”.

A obra constitui o segundo volume “FÁTIMA ESTUDOS”, uma colecção editada pelo Santuário de Fátima que reúne textos proferidos em congressos, jornadas e ciclos de conferências promovidos pelo Santuário de Fátima, à volta de temáticas fatimitas.

D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, afirma, na introdução da obra, que os textos agora publicados ajudarão a aprofundar uma temática importante da mensagem de Fátima: “Eis o desafio para o cristão e para a Igreja de hoje: ser uma presença activa de compaixão. Maria é exemplo e tipo desta compaixão; Jacinta, uma candeia, uma pequena estrela onde essa compaixão resplandece.”

O livro, também com o título “Jacinta Marto: Do encontro à compaixão”, divide-se em seis partes. Na primeira apresenta “Contributos da História”, na segunda “Aproximações à Compaixão”, depois “Aprofundamentos Teológicos” e “Concretizações”. No quinto, sexto e sétimo capítulos publicam-se, homilias e alocuções, todas elas proferidas durante o congresso, e o índice de autores.

“A proposta destas reflexões pretende ser mais um contributo para aprofundar a Mensagem de Fátima, descobrir novas perspectivas e implicações, compreender alguns conceitos teológicos que estão na sua base, enriquecer a nossa espiritualidade com as indicações da Mãe de Deus, deixarmo-nos desafiar pela vida dos Pastorinhos videntes. Tudo isto por uma única razão: porque, tendo Maria por modelo, queremos viver como discípulos do Senhor Jesus. Também nisto nos podemos deixar guiar pela encantadora figura de Jacinta Marto”, explica o padre Vítor Coutinho, que presidiu à Comissão Científica do Congresso e coordenador da publicação.

Partilhar:
Scroll to Top