Congresso Eucarístico de Angola: D. Manuel Clemente leva uma «mensagem de presença» do Papa que olha «com muita atenção» para a Igreja em Angola

Cardeal-patriarca de Lisboa é enviado extraordinário de Francisco ao Huambo

Huambo, Angola, 13 jun 2017 (Ecclesia) – O enviado extraordinário do Papa ao Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola, D. Manuel Clemente, disse à chegada ao Huambo que é sinal de presença do Papa Francisco que olha com atenção “muito especialmente para a Igreja de Angola”.

O cardeal-patriarca referiu em declarações à Rádio Ecclesia que é portador de “uma mensagem de presença da Igreja”, nomeadamente a angola, “nos seus bispos , padres, religiosas, religiosos e leigos e que são muitos e trabalham muito bem”.

D. Manuel Clemente disse também que é uma presença “da Igreja universal, na pessoa do Santo Padre, que olha com muita atenção para a Igreja nos eu conjunto e também e muito especialmente para a Igreja de Angola”.

O cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa foi nomeado enviado extraordinário do Papa ao Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola, que decorre na cidade do Huambo entre os dias 12 e 18 de junho, sobre o tema "Reconheceram-no ao partir do Pão”.

Na carta de nomeação de D. Manuel Clemente enviado extraordinário do Papa, divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco deseja que o Congresso seja uma ocasião de ação de graças pelos “grandes dons da fé e do batismo” e de ajuda aos “irmãos nas necessidades espirituais e materiais”.

D. Manuel Clemente sublinhou à Rádio Ecclesia, no Huambo, a “alegria muito especial por voltar a Angola e estar no Huambo pela primeira vez” e também pela nomeação do Papa como seu enviado extraordinário.

“É uma aletria especial também porque é uma atenção do Santo Padre em relação à minha pessoa e em correspondência ao convite que foi daqui para que enviasse alguém em seu nome para estar neste Primeiro Congresso Eucarístico de Angola

“Tentarei corresponder da melhor maneira quer às expectativas do Papa quer às expectativas daqui”, acrescentou o cardeal-patriarca de Lisboa.

D. Manuel Clemente chegou ao Huambo esta segunda-feira e foi recebido no aeroporto local pelas “Mamãs da Promaica” que afirmaram à Rádio Ecclesia a “grande alegria” por decorrer no Huambo o Primeiro Congresso Eucarístico de Nacional de Angola.

D. Filomeno Vieira Dias, arcebispo de Luanda e presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) abriu os trabalhos do Congresso Eucarístico Nacional e o primeiro painel recordou os 525 anos de evangelização de Angola (entre 1491 e 1975).

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top