Bispo de Bragança-Miranda fez uma conferência no segundo dia dos trabalhos que decorrem no Huambo até ao dia 18 de junho
Huambo, Angola, 13 jun 2017 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda afirmou no Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola que “a Missa leva sempre à Missão” e que são necessários “novos evangelizadores”.
“Precisamos de novos evangelizadores para a Evangelização. Não podemos enfrentar os desafios de hoje com respostas de ontem”, disse D. José Cordeiro durante conferência, enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo de Bragança-Miranda participa no Primeiro Congresso Eucarístico de Angola e fez uma comunicação no segundo dia dos trabalhos sobre o tema “Evangelizado, evangeliza”.
D. José Cordeiro considera lembrou que “o grande desafio” continua a ser passar “da (de)missão à missão de evangelizar”, afirmou que “ensinar o Evangelho, significa apresentar sinais e chaves interpretativas para o viver” e sublinhou que “ninguém o pode fazer se o não viver primeiro”.
O bispo de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade, na Conferência Episcopal Portuguesa, recordou a centralidade e o princípio da presença contínua” da Palavra de Deus em todas as ações litúrgicas, afirmando que “está ultrapassada a visão redutiva que olhava a Liturgia da Palavra como preparação à Liturgia eucarística”.
“A Liturgia da Palavra é parte integrante e constitutiva da celebração da Eucaristia e em relação com a Liturgia eucarística forma todo um conjunto”, referiu.
D. José Cordeiro em Angola que “evangelizar é a maior alegria da Igreja” e “ser missionário é ser discípulo missionado no Evangelho da Esperança”.
O Primeiro Congresso Eucarístico de Angola decorre na cidade do Huambo até ao dia 18, tem por tema "Reconheceram-no ao partir do Pão” e é organizado pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) para assinalar os 150 anos da segunda fase da evangelização de Angola.
PR