Congregação para o Clero online

www.clerus.org Como forma de nos ajudar "a redescobrir com alegria, à maneira de Paulo, o encanto da vida dos apóstolos e a beleza da missão dos sacerdotes", Bento XVI proclamou o período que vai desde 19 de Junho deste ano até ao mesmo dia do ano seguinte como sendo o Ano Sacerdotal. Assim, esta semana sugerimos uma viagem até ao sítio da Congregação para o Clero.

Como a referida congregação se encontra sediada no Estado do Vaticano, naturalmente que, por defeito, o sítio se encontra em italiano. Mas não fiquemos assustados, dado que podemos rapidamente com um click, mudar a língua para português.

Ao nosso dispor neste espaço, encontramos uma quantidade enorme de conteúdos. Logo na página inicial, dispomos dos habituais destaques, das últimas novidades e de um conjunto de funcionalidades que passamos agora a analisar.

A opção "orando pelos sacerdotes" faz parte de um "projecto de adoração eucarística e maternidade espiritual para apoiar os sacerdotes do mundo inteiro". O espaço "tire as suas dúvidas" pretende ser um repositório de respostas que vão sendo dadas ao longo dos tempos sobre questões importantes da vida da Igreja. Ao acedermos à "Biblioteca", ficamos maravilhados com a "colecção de livros e documentos destinados a consulta, a leitura e ao estudo, divididos em vários temas úteis ao desempenho do ministério". É de facto uma ferramenta bastante útil e que se encontra totalmente disponível. Em "estatísticas", podemos efectuar um "raio x" à "realidade do Clero no mundo". Por último, dispomos de um local onde facilmente acedemos aos documentos do Santo Padre e da congregação, devidamente catalogados em três grupos, (presbíteros, diáconos e catequese). Existem ainda mais duas opções riquíssimas (Bílbia Clerus e Ars 2009), mas devido à sua importância irão ser aqui apresentadas durante este Ano Sacerdotal.

Aqui fica a sugestão de visitarmos este espaço, apesar de especialmente dedicado ao clero, esta é uma oportunidade para cada vez mais todos conhecermos melhor este sector chave e vital à Igreja.

 

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR