Confiança para promover pastoral vocacional

Papa pede testemunhos para ultrapassar descrédito que reina entre os jovens

Bento XVI pediu aos participantes do Congresso Europeu sobre a vocação pastoral que sejam semeadores de confiança e esperança.

Perante um "profundo clima de descrédito que reina entre os jovens de hoje" onde faltam "palavras com futuro, perspectiva, sentido ou sabedoria", o Papa pediu para "se ouvir Deus, pois este pode ser um momento de esperança e plenitude de vida".

O Papa recebeu esta manhã em audiência os participantes deste congresso que reflectiram sobre «O Evangelho da vocação para o jovem na cultura europeia».

A fecundidade de toda pastoral vocacional na Igreja centra-se, segundo Bento XVI, em ser "grão de trigo".

"Como Cristo, o sacerdote e o animador devem ser ‘um grão de trigo', que renuncia a si mesmo para fazer a vontade do Pai, que sabe viver escondido do clamor e do rumor, que renuncia à visibilidade e à grandeza que fascinam muitos jovens, e são hoje critérios ou mesmo objectivos de vida em muitos sectores de nossa cultura".

O Ano Sacerdotal, afirmou, oferece uma "bela oportunidade para reencontrarmos o sentido profundo da pastoral vocacional e os seus métodos".

O testemunho simples, a comunhão, a vivência diária, a escuta e a verdade são, segundo o Papa factores que "podem gerar a liberdade interior".

Com Rádio Vaticano 

Partilhar:
Scroll to Top