Conferência: «Os Caminhos de Santiago» e os novos desafios em Portugal

Iniciativa vai ligar Covilhã e Beja

Covilhã, Guarda, 30 jul 2013 (Ecclesia) – O Museu de Arte Sacra da Covilhã recebe hoje, pelas 21h30, a conferência “Os Caminhos de Santiago”, promovida pela Câmara Municipal local com o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHADB).

A conferência insere-se no ciclo de conferências Jacobeias de 2013 e contará com a presença de José António Falcão, historiador de arte e diretor do DPHADB.

O responsável vai aporesentar “os novos desafios que os Caminhos de Santiago enfrentam em solo nacional”, revela o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Estas duas cidades, Covilhã e Beja, estão ligadas por este mesmo caminho, “numa sequência de rotas que cruzam transversalmente o país”.

O DPHADB, “na última década”, tem dedicado parte da sua atividade à “redescoberta do Caminho de Santiago” no Alentejo.

A nota revela que algumas das prioridades do projeto-piloto, prendem-se com a “recuperação” de antigos itinerários, a “redescoberta de pontos-chave”, a qualificação do acolhimento dos peregrinos e “a interpretação do património cultural e natural” associado a este trajeto.

Este projeto que conta com a “cooperação” de autarquias, paróquias, associações, corporações de bombeiros e confrarias encontra-se em expansão e a alargar estas mesmas parcerias, a “instituições e entidades locais que possam prestar apoio, ao nível local ou regional”.

O DPHADB revela, ainda que no dia 25 de julho, “coincidente com as festividades de Santiago Maior”, assinaram um protocolo de colaboração com a Ordem Soberana e Militar de São João do Hospital, de Rodes e de Malta

O Caminho de Santiago remonta ao século IX, designa as diferentes rotas usadas pelos peregrinos para chegarem à catedral de Santiago de Compostela, Espanha, e atravessa a Europa, “desde os confins da Rússia e da Escandinávia até à bacia do Mediterrâneo e às costas das Ilhas Britânicas”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top