Conferência Episcopal decide nova presidência

Assembleia extraordinária vai decorrer em Fátima

Lisboa, 19 jun 2013 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai debater hoje a necessidade de uma nova presidência em Assembleia Plenária extraordinária, convocada para as 17h00.

O padre Manuel Morujão explica que a decisão foi tomada após consulta a D. José Policarpo, patriarca emérito, e D. Manuel Clemente, nomeado patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco no último dia 18 de maio.

A reunião magna vai decorrer na Casa de Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima, na conclusão das Jornadas Pastorais do Episcopado.

No final da Assembleia Plenária extraordinária da CEP, serão prestadas declarações aos órgãos de comunicação social por volta das 18h30, adiantou à Agência ECCLESIA o Secretariado Geral do organismo episcopal.

D. José Policarpo foi eleito presidente da Conferência Episcopal em maio de 2011, para um mandato de três anos, tendo como vice-presidente D. Manuel Clemente, até agora bispo do Porto.

Com a publicação da aceitação da renúncia, por parte do Papa Francisco, o cardeal deixou também a presidência da CEP, de acordo com os estatutos da entidade representativa da Igreja Católica no país.

A próxima Assembleia Plenária visa, por isso, “deliberar sobre a presidência da Conferência Episcopal e suas implicações, tendo em conta as recentes mudanças”.

Segundo o secretário da CEP, há “várias hipóteses sobre a mesa”: o vice‑presidente poderá assumir as funções de presidente até às programadas eleições em abril de 2014; eleição de novo presidente até às referidas eleições programadas para essa Assembleia Plenária eletiva; eleição de todos os cargos na CEP, antecipando as eleições de abril de 2014.

Outra possibilidade passa por pedir à Santa Sé a prorrogação do mandato do atual presidente, D. José Policarpo, até à referida assembleia do próximo ano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR