Conferência Episcopal: Bispos analisam sínteses do estudo «Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal»

Jornadas Pastorais do episcopado com a participação do presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização

Fátima, Santarém, 03 mai 2011 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai debater em junho as sínteses do documento ‘Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal’, revelaram à Agência ECCLESIA os bispos do Algarve e Guarda, D. Manuel Quintas e D. Manuel Felício.

“Chegou o momento de sínteses, opções e linhas de ação inspiradoras da pastoral”, afirmou D. Manuel Quintas, acrescentando que o processo de análise iniciado em 2010 tem envolvido consultas a organismos diocesanos, congregações religiosas e movimentos laicais.

O documento, que “não será um programa”, consiste em “linhas de orientação que todos os bispos comungam”, iniciando um processo de aplicação de medidas “que não se sabe quando vai terminar”, referiu por seu lado Manuel Felício.

A partir das sínteses a apresentar durante as Jornadas Pastorais do Episcopado, marcadas para 13 a 15 de junho, em Fátima, vai ser possível “congregar forças para dar respostas comuns, tendo em conta a realidade de cada diocese”, salienta o bispo do Algarve, que esta terça-feira foi eleito membro do Conselho Permanente da CEP.

O encontro vai contar com a presença do arcebispo italiano Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, criado em 2010 pelo Papa Bento XVI, anunciou o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão.

As orientações do documento poderão ser divulgadas no termo das Jornadas Pastorais ou em novembro, durante a assembleia plenária do episcopado, adiantou o sacerdote.

Entre segunda e quinta-feira a 177.ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa está reunida em Fátima, 130 km a norte de Lisboa.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top