Conferência Episcopal apela à dádiva de sangue

Fátima, Santarém, 13 mar 2012 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje, em comunicado, à dádiva de sangue, após os alertas deixados neste sentido pelos responsáveis nacionais.

“Tendo em conta a falta de sangue que se tem verificado nos hospitais, os bispos de Portugal exortam a que os potenciais doadores exercitem este grande ato de generosidade, recorrendo a um centro de sangue do hospital da sua zona”, refere um comunicado da CEP enviado à Agência ECCLESIA.

O documento assinala que, “de algum modo, dar sangue é oferecer a própria vida, um magnífico gesto de altruísmo e fraternidade solidária”.

O presidente do Instituto Português do Sangue disse esta segunda-feira que os stocks de sangue não estão em situação de rutura e que os hospitais estão a ser abastecidos, mantendo o apelo para que os portugueses continuem a doar sangue.

“Não podemos dizer que existe qualquer situação dramática ao nível dos stocks de sangue neste momento. Não existe de todo”, declarou Helder Trindade, em declarações à Lusa.

Segundo este responsável, estão disponíveis para já “as reservas habituais de sangue para esta época”, admitindo que se está a atravessar uma fase em que “tem havido menos dádivas”.

Os bispos que constituem o Conselho Permanente da CEP reuniram-se hoje em Fátima para preparar a próxima assembleia do episcopado, em abril.

O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.

A Assembleia Plenária, órgão máximo do episcopado, vai reunir-se entre 16 e 19 de abril para quatro dias de trabalhos inaugurados, pelas 16h00, com o discurso do presidente da CEP, D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top