Conclave: Próximo Papa vai ser indiferente ao «programa» que lhe estão a preparar, diz jornalista

Sucessor de Bento XVI será «quem Deus quiser», considera Raquel Abecasis

Lisboa, 07 mar 2013 (Ecclesia) – A jornalista Raquel Abecasis, da Renascença, considera que a eleição do novo Papa vai ultrapassar as previsões e expectativas dos analistas e dos fiéis da Igreja Católica.

“Podemos prever que o próximo Papa vai ser quem Deus quiser e não vai cumprir o programa que todos nós com grande afinco lhe estamos já a preparar”, refere a subdiretora editorial da emissora católica, em texto publicado na edição de hoje do Semanário ECCLESIA.

Raquel Abecasis observa que “a Igreja vive um momento de perplexidade difícil de descrever pela maioria dos crentes”.

“Num mundo que parece estar a desabar, com sinais de crise que não é só económica, mas também social, de valores e moral, onde os escândalos recentes ligados à Igreja católica provocaram um abanão na fé dos católicos e na credibilidade externa da Igreja, veio juntar-se o gesto perturbador da resignação de Bento XVI”, assinala.

No pensamento dos cardeais presentes no Vaticano para preparar o Conclave que vai eleger o novo Papa “estará seguramente a crise” que se vive em “todas as suas dimensões, incluindo na dimensão da Igreja católica”.

Os prelados, que desde segunda-feira se reuniram cinco vezes, “contrariam a pressa mundana, pedindo tempo para pensar e escolher”, exigência necessária “para ajuizar e decidir diante de Deus”.

OC/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top