Conclusões da penúltima reunião dos cardeais foi divulgada pela Santa Sé, que confirmou a presença de todos os eleitores em Roma

Cidade do Vaticano, 05 mai 2025 (Ecclesia) – A Santa Sé informou hoje que a penúltima reunião preparatória do Conclave, que reuniu 179 cardeais, refletiu sobre a “natureza missionária da Igreja” e sobre o “perfil do futuro Papa”
“Falou-se também do perfil do futuro Papa: uma figura que deve estar presente, próxima, capaz de servir de ponte e de guia, de promover o acesso à comunhão numa humanidade desorientada e marcada pela crise da ordem mundial. Um pastor próximo da vida concreta das pessoas”, indica o comunicado enviado aos jornalistas ao início da tarde de hoje.
O comunicado enviado pela Sala de Imprensa da Santa Sé indica também que os cardeais presentes na 10ª Congregação Geral, que contou com 26 intervenções, refletiram sobre o Direito Canónico, sobre o papel do Estado da Cidade do Vaticano e sublinharam a “natureza missionária da Igreja”:
Para os cardeais, a Igreja “não deve fechar-se em si mesma, mas acompanhar cada homem e cada mulher para a experiência viva do mistério de Deus”.
O comunicado de imprensa indica também que foram referidos “muitos desafios”, nomeadamente “a transmissão da fé, o cuidado da criação, a guerra e a fragmentação do mundo”.
“Foi manifestada uma forte preocupação com as divisões no seio da própria Igreja. Não faltaram referências às vocações, à família e à responsabilidade educativa para com os filhos”, acrescenta o comunicado.
Os cardeais lembraram que “ao celebrar Cristo presente na Eucaristia, nunca se deve esquecer o sacramento de Cristo presente nos pobres”.
“Foi também sublinhado o papel fundamental da Caritas, chamada não só a ajudar, mas a defender os pobres, testemunhando a justiça do Evangelho”, afirma a Santa Sé.
A nota da Sala de Imprensa refere que uma intervenção sublinhou a presença de muitos jornalistas nestes dias, em Roma, como um “sinal de que o Evangelho mantém toda a sua força de significado mesmo no mundo atual”, acrescentando que se trata de uma “presença que é também uma responsabilidade”.
Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, informou ainda que, na tarde de sábado, dia 3 de maio, o cardeal camerlengo sorteou os quartos que vão alojar os cardeais durante o Conclave, na residência de Santa Marta e na adjacente “Santa Marta vecchia” e referiu que os trabalhos na Capela Sistina estão a ser concluídos, assim como nas duas residências.
A Sala de Imprensa indica que “os 133 cardeais eleitores estão agora todos presentes em Roma” e, os que desejarem, poderão deslocar-se para os alojamentos que foram atribuídos na terça-feira, dia 6, de manhã.
Esta tarde, entre as 17h00 às 19h00, hora de Roma, vai lugar a 11ª Congregação Geral dos Cardeais, a última antes de se reuniram em Conclave.
Hoje, pelas 15h00, teve lugar na Capela Paulina, Primeira Loggia do Palácio Apostólico, o juramento dos funcionários e assistentes do Conclave, eclesiásticos e leigos.
PR
Conclave: Imposição de segredo alarga-se a todos os que contactam com os cardeais