Conclave: Missa inicial que reúne todos os cardeais com oração em português

Celebração presidida pelo decano do Colégio Cardinalício tem entrada livre

Cidade do Vaticano, 12 mar 2013 (Ecclesia) – A missa votiva pela eleição do Papa, que hoje dá início ao processo do Conclave, no Vaticano, vai incluir uma oração em português, pedindo “justiça”, “solidariedade” e “concórdia” para a humanidade.

A celebração, com início marcada para as 10h00 locais (menos uma em Lisboa) será presidida pelo decano (presidente) do Colégio Cardinalício, D. Angelo Sodano, responsável pela homilia, a última intervenção pública antes do processo eleitoral.

A ‘missa pro elegendo Romano Pontifice’, na Basílica de São Pedro, vai ser celebrada em latim por todos os cardeais presentes em Roma e não apenas os 115 eleitores, com entrada livre para os fiéis.

O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, lembrou hoje em conferência de imprensa que a celebração de 2005, ano da eleição do agora Papa emérito Bento XVI, teve uma duração aproximada de uma hora e 40 minutos.

A cerimónia foi presidida pelo então cardeal Joseph Ratzinger, que viria a ser o escolhido pelos cardeais após dois dias de Conclave e quatro escrutínios.

A missa desta terça-feira inclui orações em várias línguas, nas quais se pede pelos cardeais que vão eleger o sucessor de Bento XVI.

No final de celebração, o presidente reza para que o novo Papa “ilumine” a Igreja “com a verdade do Evangelho” e a “edifique com o testemunho de vida”.

O Vaticano vai restringir o acesso da comunicação social a esta cerimónia, dado que neste momento existem 5600 jornalistas acreditados para a cobertura do Conclave.

OC

Partilhar: